Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9535761939412749pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, Stella M. de M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como pretensão debater e analisar os recursos tecnológico-midiáticos na prática docente. Discutimos aqui, como os mesmos podem ou não contribuir/auxiliar o professor na execução de sua prática docente em sala de aula, bem como, na aprendizagem do discente. Buscamos compreender e verificar se os docentes fazem uso de recursos tecnológico-midiáticos enquanto ferramenta educacional; se o fazem, como se dá essa prática; e qual o alcance da utilização destes no desenvolvimento do alunado. Para isso, foi preciso primeiramente saber o que seria tecnologia e mídia, como se desenvolvem na sociedade e, mais especificamente, no processo educativo em sala de aula. O interesse pela temática surgiu devido o amor pelo mundo tecnológico, por ser um tema vasto para pesquisas e que poderá auxiliar os futuros profissionais da educação. Para a coleta de dados desta pesquisa foram utilizados a observação participativa e o questionário. Com a análise dos dados pode-se dividir este trabalho em quatro capítulos, o primeiro que introduz este escrito, o segundo capítulo sendo um diálogo com os autores que tratam do tema, e os demais a análise dos dados obtidos. Os resultados foram satisfatórios, revelando que os professores entrevistados sabem da necessidade e utilidade das mídias como ferramentas auxiliares na metodologia e no ensino. No entanto, na prática do dia a dia, professores e professoras mostraram-se leigos quanto à efetiva utilização das mídias como ferramentas pedagógicas em sala de aula. Este trabalho é de grande valia para todos que o procuram e querem modificar sua prática de ensino, adequando-se às exigências do novo cenário educacional, buscando uma formação adequada para que possam utilizar os recursos tecnológicos como ricas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis work aims to discuss and analyze the technological media-resources in teaching practice. Discussed here, as they may or not help/assist the teacher in carrying out their teaching practice in the classroom and in student learning. We seek to understand and verify that teachers make use of technological resources-media as an educational tool, and if they do, how is this practice, and what is the scope of using these in the development of the students. For such, it was necessary first to know what would technology and media be, how they developed in society and, more specifically, in the educational process in the classroom. The interest in the subject arose from a love of technological world, being a broad topic to research and could help future education professionals. For data collection of this study, it was used participative observation and questionnaire. From data analysis it is possible to divide this work into four chapters, the first introducing this writing, the second chapter is a dialogue with the authors that deal with the subject, and the others, the analysis of the data obtained. The results were satisfactory showing that the teachers interviewed know about the necessity and usefulness of media as aids in methodology and teaching. However, in the daily practice, teachers showed up knowledgeless of the effective use of media as teaching tools in the classroom. This work is of great value to all who seek and want to modify their teaching practice, adapting to the demands of the new educational landscape, seeking appropriate training to enable them to use the rich technological resources as tools of teaching and learning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10258-
dc.date.accessioned2019-12-17T14:58:21Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T14:58:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia na prática de ensinopt_BR
dc.subjectRecursos Tecnológicos midiáticospt_BR
dc.subjectPrática docente – tecnologiapt_BR
dc.subjectTechnology in teaching practicept_BR
dc.subjectMedia Technology Resourcespt_BR
dc.subjectTeaching Practice - Technologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Edjane da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of technological-media resources in teaching practice: auxiliary tools of the teaching and learning process.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Edjane da Silva. A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem. 2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDJANE DA SILVA SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfEdjane da Silva Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2013.981.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.