Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, C. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135765527831944pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Maria Thaís de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, M. T. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6670856676696185pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA , Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.-
dc.description.resumoO presente trabalho teve enquanto objeto de estudo o Ensino de História Africana e Afro- brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, almejando responder a seguinte questão problematizadora: de que forma o ensino da história da África e afro-brasileira está sendo trabalhada em sala de aula? E de que modo tal questão reflete no olhar que temos sobre o negro no Brasil? Para responder este problema temos o objetivo geral de analisar o ensino de história da África nos anos iniciais do ensino fundamental como instrumento de formação e valorização do negro e os objetivos específicos de refletir sobre as contribuições culturais do povo africano para o povo brasileiro; compreender a importância do estudo da cultura africana nos anos iniciais do ensino fundamental; identificar o processo histórico e legal culminante ao ensino de história africana e afro-brasileira e reconhecer a relevância da formação docente mediante ao estudo da História da África para um trabalho de qualidade. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada com cinco professoras de uma escola pública estadual da cidade de Cajazeiras-PB, no qual foi aplicada uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. É importante que o professor insira em suas metodologias práticas referentes ao ensino da história, que contribua para a formação de um cidadão consciente, crítico, e que respeite e valorize as diferenças e diversidades culturais. Havendo necessidade de novas abordagens, reflexões e ações que possam desconstruir estereótipos existentes ainda nas escolas, transpassando os muros e refletindo no meio social. Diante da experiência em campo, a fim de responder aos questionamentos da pesquisa pôde-se perceber que a problemática investigada ainda caminha a passos lentos e, que esse ensino embora seja embasado por uma Lei obrigatória, não contempla todo o multiculturalismo da diversidade existente na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO ensino de história africana e afro-brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2018-07-24-
dc.description.abstractThe present work had as object of study the Teaching of African and Afro-Brazilian History in the Early Years of Elementary School, aiming to answer the following problematizing question: how the teaching of African and Afro-Brazilian history is being worked in the classroom? And how does this question reflect in the look we have about black people in Brazil? To answer this problem we have the general objective of analyzing the teaching of African history in the early years of elementary education as instrument for the formation and valorization of the black people and the specific objectives of reflecting on the cultural contributions of the African people to the Brazilian people; understand the importance of studying of the African culture in the early years of elementary school; to identify the historical and legal process culminating in the teaching of African and Afro-Brazilian history and to recognize the relevance of teacher formation through the study of the History of Africa for a quality work. This is a field research performed with five teachers from a state public school in the city of Cajazeiras-PB, in which a semi-structured interview was applied as an instrument of data collection. It is important that the teacher inserts in his practical methodologies referring to the teaching of history, which contributes to the formation of a conscientious citizen, critical, who respects and values cultural differences and diversities. There is a need for new approaches, reflections and actions that can deconstruct existing stereotypes still in schools, crossing the walls and reflecting in the social environment. Given the experience in the field, in order to answer the questions of the research it was possible to perceive that the problematic investigated is still slow steps and, that although this teaching is based on a compulsory Law, it does not contemplate all the multiculturalism of the diversity existing in society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10259-
dc.date.accessioned2019-12-17T15:07:11Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T15:07:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória - ensinopt_BR
dc.subjectHistória africanapt_BR
dc.subjectHistória afro - Brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHistory - Teachingpt_BR
dc.subjectAfrican historypt_BR
dc.subjectAfro - Brazilian Historypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cristina Lima da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of African and Afro-Brazilian history in the early years of teaching fundamental.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cristina Lima da. O ensino de história africana e afro-brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTINA LIMA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfCristina Lima da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2018. 438.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.