Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10262
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGALDINO, W. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0506891672372712pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoApresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras- PB tendo como objetivos analisar se e como o contexto da sala de aula contribui para que os alunos manifestem agressividade no ambiente escolar nos anos iniciais da educação básica; verificar quais aspectos da organização escolar influenciam na insatisfação do alunado e em que esta insatisfação contribui para tais manifestações ocorrerem nesta escola, além desses objetivos também analisamos o que é ser professor para o professorado da instituição pesquisada. Como referencial teórico básico, optamos por fundamentar este trabalho com o pensamento de Aquino (1996, 2002) que traz uma série de subsídios importantes para a compreensão das relações no espaço escolar. Buscamos também a articulação com o pensamento de Carvalho (2009) sobre os sentidos atribuídos pelos alunos ao espaço escolar, além de outros autores estudados, as contribuições de Sousa (2006) que analisa a problemática da agressividade em contexto escolar. Os métodos e técnicas utilizadas foram: observação do cotidiano da escola; intervenção (momento do estágio); questionário semi-estruturado e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) aplicada aos alunos e professores. Os resultados apontam que existe um possível desencontro no sentido atribuído ao ato educativo entre o público pesquisado. Para as professoras o sentido conferido ao ser professor está pautado numa dimensão em que a categoria afetiva, especificamente, o amor prevalece às categorias: ético, valorativo e ao cognitivo. Para o alunado escola é um lugar de afetos, mas principalmente é um lugar de estudo. O que nos leva a inferir que esse desencontro possibilite a manifestações de agressividade no cotidiano escolar por parte dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAnálise do contexto escolar: características importantes na compreensão das manifestações de agressividade.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractIt is present here the results of a survey conducted at a regular school of education in the city of Cajazeiras – PB, having as purposes to examine whether and how the context of the classroom helps students to express aggression in the school environment in the early years of basic education; which aspects of school organization influence the dissatisfaction of the students and that this dissatisfaction contributes to such manifestations occur in this school, besides these goals also look at what is to be a teacher for the professorate institution researched. As a theoretical base, we chose to support this work with the quotations of AQUINAS (1996, 2002), which brings a lot of important information for the understanding of the relationships within the school. We seek also the connection with the quotations of CARVALHO (2009) on the meanings attributed by the students to the school area, and others have studied the contributions of SOUSA (2006) that analyzes the problem of aggression in schools. The methods and techniques used were: observation of everyday school; intervention (training period); semi-structured questionnaire and Test of Free Word Association (TFWA) applied to students and teachers. The results show that there is a possible mismatch in the sense attributed to the educational act among the people researched. For teachers the meaning given for being a teacher is guided in a dimension where the affective category, specifically, love prevails under categories: ethical, evaluative and cognitive. For pupils, school is a place of affection, but mostly it is a place of study. This leads us to infer that this mismatch enables the manifestations of aggression in school life from pupils.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10262-
dc.date.accessioned2019-12-17T16:17:13Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:17:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOrganização Escolar - percepção de alunos e professorespt_BR
dc.subjectPsicologia Educacionalpt_BR
dc.subjectEspaço escolar - manifestações de agressividadept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAgressividade na escolapt_BR
dc.subjectInsatisfação escolarpt_BR
dc.subjectSchool organization-perception of students and teacherspt_BR
dc.subjectEducational psychologypt_BR
dc.subjectSchool space - manifestations of aggressivenesspt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectAggressiveness at schoolpt_BR
dc.subjectSchool dissatisfactionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGALDINO, Wennia Mota.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool context analysis: characteristics important in understanding the manifestations of aggressiveness.pt_BR
dc.identifier.citationGALDINO, Wennia Mota. Análise do contexto escolar:características importantes na compreensão das manifestações de agressividade. 2012. 82f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WENNIA MOTA GALDINO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfWennia Mota Galdino. Monografia Pedagogia. CFP 2012.1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.