Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, Stella M. de M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoDiante das transformações que decorrem no contexto educacional, a gestão escolar democrática vem se destacando, pois a cada dia se inova, num crescente processo de evolução, tendo em vista o desenvolvimento organizacional da escola e de todos que nela se inserem. A opção pelo estudo deu-se pela inquietação em pesquisar sobre a Prática da Gestão escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Frassinete Bernardo, na cidade de São João do Rio do Peixe/Paraíba, tendo em vista, a necessidade de uma reflexão crítica sobre uma das práticas de gestão vigentes neste município e como os agentes educacionais inseridos em âmbito escolar a percebem e compreendem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizado com os sujeitos que compõe o processo administrativo e pedagógico da escola, representados pelo gestor, o vice- gestor, a secretária, a coordenadora pedagógica e três professores de turnos diferentes. A análise obtida através da coleta de dados deu-se a partir da observação sistemática e a aplicação de questionários. A verificação constatou-se que os sujeitos têm um conhecimento básico sobre a gestão democrática e da sua importância no processo de ensino aprendizagem. Constatou-se também que estes participam do processo administrativo da escola através das tomadas de decisões. Esta pesquisa tem a finalidade de mostrar a importância da gestão democrática no processo administrativo da escola e suas contribuições para uma educação de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractWith these transformations taking place in the educational context, the democratic school management has been highlighted because every day it innovates in a growing process of evolution, in view of the organizational development of the school and everyone in it are inserted. The choice of study was due to the unrest in researching Practice Management School at Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Frassinete Bernardo, at São João do Rio do Peixe, Paraíba, in view of the need for a critical reflection about one of management practices prevailing in this city and as educational agents embedded in the school to realize and understand.This is a qualitative research study conducted with the subjects that make up the administrative and pedagogical school, the administrative sector, represented by the manager, vice manager, secretary, educational coordinator and three teachers.The analysis obtained through the data collection took place from systematic observation and questionnaires.The verification it was found that the subjects have a basic understanding of democratic management and its importance in teaching learning process.It was also found that those participating in the administrative process through the school choice decisions.This research aims to show the importance of democratic management in the administrative process of the school and its contributions to quality education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10264-
dc.date.accessioned2019-12-17T16:37:21Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:37:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAdministração escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectSchool administrationpt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Luzia Batista de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe practice of school management based on democratic principles: an experience in the city of.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Luzia Batista de. A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2012. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZIA BATISTA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfLuzia Batista de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2012.4.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.