Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Janete de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.description.resumoO estudo tem por tema: Dificuldades de aprendizagem da leitura: problemática no contexto da sala de aula. Como objetivo geral: Conhecer as principais dificuldades relacionadas à aprendizagem da leitura em sala de aula. E objetivos específicos: Identificar os principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem da leitura pelos alunos que estão nos Iniciais do Ensino Fundamental; Analisar de que forma as metodologias pedagógicas utilizadas pelos professores, podem levar os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura; Observar se a leitura é utilizada de maneira prazerosa no cotidiano escolar; Esta pesquisa buscou entender como se da o processo da leitura nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, para sua concretude se fez necessário à utilização de um método específico que atendeu as necessidades postos nos objetivos, ou seja, que operacionalizou de maneira contemplativa a pesquisa. O estudo de caso proporcionou uma visão mais ampla do cotidiano escolar, além de trazer conhecimentos e contribuir para a mudança do fato estudado. Os dados foram coletados na E. E. E. F. Dom Moises Coelho, Centro Cajazeiras – PB. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos e professores. Sendo 32 alunos da referida escola, divididos entre o 1º, 2º, 3° e 4º ano do Ensino Fundamental. E ainda quatro educadoras das turmas citadas anteriormente. Para coleta de dados utilizou-se a observação sistemática. Desta forma, o período de observação se deu permitindo assim um contato pessoal e estreito com o fenômeno pesquisado. Foi utilizado também, como instrumento de pesquisa para o levantamento de dados, o questionário individual e estruturado, sendo este um conjunto de questões, ordenadamente ditas, que se propõem a levantar conhecimentos registrados por partes dos sujeitos pesquisados, com o intuito de avaliar a opinião dos mesmos sobre o tema em estudo. Um somatório de fatores, conforme foi demonstrado neste trabalho pode ser considerada a causa da dificuldade de leitura apresentada pelos alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, a solução do problema não é algo que se possa dizer simples, mas que, no entanto se faz decorrer por complicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem da leitura:problemática no contexto da sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe study has the theme: Difficulties in learning to read: problematic in the context of the classroom. As a general objective: To identify the main difficulties related to learning to read in the classroom. The specific objectives: Analyze how the teaching methodologies used by teachers can lead students to develop a love for reading; Observe the difficulties experienced by students in the process of learning to read in school life; analyze the main aspects that affect the learning process in reading of students who are in the early grades of elementary school; Observe if the reading is used so pleasant in daily school; This research sought to understand as of the reading process in the early Initials Elementary School, for its concrete was required to use a specific method that met the requirements placed on goals, namely that operationalized contemplatively research. The research of qualitative nature gave us a broader view of everyday school life, besides bringing knowledge and contribute to the change of studied fact. Data will be collected on E. E. E. F. Don Moises Coelho, Cajazeiras Center - PB. The research subjects are students and teachers. Being 32 students of that school, divided between the 1st, 2nd, 3rd and 4th year of elementary school. And also four teachers of the classes mentioned above. For data collection we used systematic observation. Thus, the observation period took place in a controlled and systematic, allowing personal contact and narrow with the studied phenomenon. It was also used as a research tool for data collection, the individual questionnaire and structured, which is a set of issues, neatly told, they propose to raise knowledge recorded in parts of the subjects studied, in order to assess opinion the same on the topic under study. The sum of factors, as demonstrated in this work can be considered the cause of reading difficulty presented by the students of the early years of elementary school. Thus, the solution is not something you can say simple, but which nevertheless is made by over complication. .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10265-
dc.date.accessioned2019-12-17T17:08:13Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T17:08:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Edivania Alexandre de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading learning difficulties: problematic in the classroom context.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Edivania Alexandre de. Dificuldades de aprendizagem da leitura: problemática no contexto da sala de aula. 2012. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDIVANIA ALEXANDRE DE LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfEdivania Alexandre de Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2012.392.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.