Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.contributor.referee2FEITOSA , Belijane Marques.-
dc.description.resumoO trabalho As práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo do educando tem o propósito de conhecer as práticas avaliativas do educador do 4°Ano e as contribuições que a mesma tem para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Com esta linha de pensamento, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Mendes, localizada na cidade de Nazarezinho - PB e teve como sujeitos participativos, o professor e os seus alunos do 4°Ano. O objetivo central da pesquisa é meditar durante as práticas avaliativas do professor os motivos que levaram os alunos do Ensino Fundamental a não desenvolverem suas aptidões cognitivas. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi a quanti-qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de campo, destacando o estudo de caso e a pesquisa exploratória. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação. A coleta de dados foi enriquecida teoricamente com a concepção de alguns autores, como por exemplo: Jussara Hoffmann (2009), Pedro Demo (2005), Maria Tereza Esteban (2010) e entre outros. A partir do estudo sobre a avaliação percebe-se com os resultados obtidos que ela ainda nos dias atuais vem sendo realizada de forma limitada e não atende as dificuldades dos alunos. Enfim, cabe aos professores considerar a avaliação como ferramenta importantíssima para os auxiliar no ensino. A avaliação tem como função formar o aluno para a vida e não levá-lo ao fracasso escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo do educando.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe work, evaluation practices and their implications for the learner´s cognitive development have the purpose of knowing the educator's evaluation practices of the 4 th year and the contributions that the same has to strengthen the teaching-learning process. With this line of thinking, the research was developed at the Fundamental Teaching State School Manoel Mendes, located in Nazarezinho City - PB and had as participating subjects, the teacher and his students from the 4th year. The central objective of the research is to meditate during the teacher's evaluation practices, the reasons that took the students of the Fundamental Teaching not to develop their cognitive skills. The methodological approach used in the research was quantitative and qualitative. This is a field research, highlighting the case study and exploratory research. It was used as instruments of data collection questionnaire and observation. The data collection was enriched theoretically with the design of some authors, such as: Jussara Hoffmann (2009), Pedro Demo (2005), Maria Teresa Esteban (2010) among others. Starting from the study about evaluation, it is noticed with the obtained results, that it still is being held in the current days on a limited way and assist the students' difficulties. Anyway, it is up to teachers to consider the evaluation as very important tool to assist them in teaching. The evaluation has as function to train students for life and not take them to school failure.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10266-
dc.date.accessioned2019-12-17T17:22:55Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T17:22:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Carliane Mendes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluative practices and their implications for the cognitive development of the student.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Carliane Mendes. As práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo do educando. 2012. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLIANE MENDES DIAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfCarliane Mendes Dias. Monografia Pedagogia. CFP 2012. 360.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.