Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10273
Title: A arte como facilitadora da aprendizagem no programa mais educação.
Other Titles: Art as a facilitator of learning in the more education program.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Euclides Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIDEIRA, Piedade Lino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Risomar Alves dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Arte/Educação;Programa Mais Educação;Aprendizagem Discente;Art / Education;More Education Program;Student Learning
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Euclides Ferreira. A arte como facilitadora da aprendizagem no programa mais educação. 2012. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia intitulada: A Arte como Facilitadora de Aprendizagem no Programa Mais Educação, é fruto de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Dom Moisés Coelho, na cidade de Cajazeiras- PB, durante o primeiro semestre do ano de 2012 e fundamentada nos preceitos teóricos da arte como ferramenta importante para o universo educacional. O estudo foi desenvolvido com os objetivos de analisar como as atividades artísticas estavam sendo ministradas no Programa Mais Educação na referida escola, bem como investigar se os monitores que ministram as oficinas de Artes têm formação e/ou qualificação na área; ainda observar se o Programa Mais Educação, como atividade extraclasse, possui suporte de materiais pedagógicos para o desenvolvimento das atividades artísticas na escola e, por fim, analisar se os conteúdos trabalhados nas oficinas de Artes contribuem ou não para o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes em sala de aula. A abordagem metodológica da investigação é de natureza qualitativa e baseada nos princípios da pesquisa descritiva e explicativa, respectivamente. Tais princípios permitiram descrever as características do fenômeno em estudo, assim como interpretá-lo devidamente. Vale ressaltar que, durante a coleta dos dados, o pesquisador não interferiu e tampouco modificou a realidade estudada, do contrário, este trabalho perderia sua validade. Sendo assim, procurei esclarecer quais fatores podem contribuir de alguma forma, para a ocorrência da problemática de estudo. A coleta de informações foi realizada por meio de questionário, entrevista e observação. No que tange aos resultados, a pesquisa revelou que os monitores selecionados como facilitadores das oficinas de teatro, dança, capoeira e banda de fanfarra são autodidatas. Constatei, portanto, que o programa não oferece formação aos seus monitores. Estes, por sua vez, recebem material didático-pedagógico disponibilizado pelo programa para o desenvolvimento das aulas a serem ministradas. No que diz respeito ao espaço físico, verifiquei que a escola necessita de novas instalações para o devido desenvolvimento das oficinas de teatro e dança. Quanto aos professores e estudantes, estes, reconhecem os inúmeros aprendizados que o ensino de Artes pode proporcionar aos educandos, os quais, por conseguinte, refletem positivamente sobre o desempenho intelectual, social, atitudinal e comportamental a eles mesmos atribuídos tanto em sala, quanto em suas vidas.
Abstract: This work aims to demonstrate information about how arose the teaching of arts in Brazil, emphasizing the historical moments and topical; observing the Teaching of Art under the Law 9394/96, to promote the cultural development of students. Being the apex the foundation of the PROGRAMA MAIS EDUGAÇAO, to implement in Brazilian public schools a new curriculum with Integral education. To achieve the objectives a research was done in the EACOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM MOISES COELHO. Having relevance the art and culture macrocampo where it develops: theatre, music, dance and capoeira. Observing the student‟s teaching and learning in the artistic field, as well as identifying the teaching. The methodology was through a specific questionnaire to each participant, resulting in a research oral and recorded. With this study, was characterized that the school offers its students and teachers, the opportunity to act as active and participating subjects in the specific artistic range, fulfilling thus, an encyclopedia of learning that art offers. Therefore, can be considering that the Art is, undoubtedly, a broad path for several forms of learning and so their powerful tools must be thorough in education.
Keywords: Arte/Educação
Programa Mais Educação
Aprendizagem Discente
Art / Education
More Education Program
Student Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10273
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EUCLIDES FERREIRA BARROS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfEuclides Ferreira Barros. Monografia Pedagogia. CFP 20122.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.