Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10275
Title: A prática de leitura no ambiente escolar e suas contribuições para o aprendizado dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: The practice of reading in the school environment and its contributions to the learning of students in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Gisene Cosmo de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
Keywords: Práticas de leitura;Aprendizagem;Educadores;Educandos;Reading Practices;Learning;Educators;Learners
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Gisene Cosmo de. A prática de leitura no ambiente escolar e suas contribuições para o aprendizado dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho intitulado: A prática de leitura no ambiente escolar e suas contribuições para o aprendizado dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental teve como objetivo analisar como a prática de leitura no ambiente escolar pode contribuir para o aprendizado dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental, observando como os professores desenvolvem, metodologicamente, suas práticas de leitura em ambiente escolar, verificando como as metodologias utilizadas pelos educadores, orientam os educandos em seus hábitos de leituras e analisando como a relação professor/aluno interfere no processo de aprendizagem da leitura. Foram abordados conceitos sobre o que é leitura baseado em autores como: MARTINS (1994), MOURA (2008) e SOLE (1998), através de um breve histórico sobre sua evolução na sociedade, pautado em alguns métodos que podem ser utilizados pelos educadores em suas aulas de leitura. O enfoque metodológico se deu a partir do estudo de caso e dividiu-se entre a observação sistemática e o questionário aplicado a alunos e educadores. Analisou-se o significado das indagações realizadas, comparando-os com a realidade observada no decorrer das aulas, procurando compreender melhor os aspectos envolvidos no processo da aprendizagem de leitura. Diante disto concluiu-se que duas das educadoras desenvolvem em suas aulas atividades que interagem os alunos, procurando envolvê-los com o mundo da leitura de forma divertida e atraente. Porém duas delas, ainda, trabalham com a leitura silenciosa e avulsa o que, na minha concepção, não trará contribuição para os alunos no sentido de despertar o prazer pelas aulas e pela leitura.
Abstract: The paper entitled: The practice of reading in the school environment and their contributions to the learning of students in the early years of elementary school aimed to examine how the practice of reading in the school environment can contribute to the learning of students in the early years of elementary school, observing how teachers develop methodologically their reading practices in the school environment, such as checking the methodologies used by educators, guiding the students in their habits of reading and analyzing how the teacher/student relationship interferes with the process of learning to read. We discussed concepts about what reading is based on authors as: MARTINS (1994), Moura (2008) and SOLE (1998), through a brief history of its evolution in society, based on some methods that can be used by educators in their reading classes. The methodological approach was made from the case study and divided between systematic observation and questionnaire administered to students and educators. Was analyzed the significance of inquiries made by comparing them with the reality observed during classes, seeking to better understand the issues involved in the process of learning to read. Before this it was concluded that two of the teachers in their classrooms develop activities that students interact, trying to engage them with the world of reading in a fun and appealing. But two of them also work with silent reading and spare what, in my view, will not contribute to the students in order to awaken the pleasure and reading for classes.
Keywords: Práticas de leitura
Aprendizagem
Educadores
Educandos
Reading Practices
Learning
Educators
Learners
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10275
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISENE COSMO DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2012.pdfGisene Cosmo de Sousa. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2012. 350.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.