Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10277
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFIGUÊIREDO, D. C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6694956823292571pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Édija Anália Rodrigues de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, E.A.R. de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1043760665389361pt_BR
dc.contributor.referee1TRIGUEIRO, Janaína von Söhsten.-
dc.contributor.referee2ANDRADE, Luciana Dantas Farias de.-
dc.description.resumoO trabalho monográfico que se apresenta aborda a temática da categoria trabalho e atenção à saúde do trabalhador em educação, com especificidade para os professores do ensino fundamental. Sua relevância é notória no contexto atual quando as temáticas da saúde e da educação assumem lugar de destaque nas discussões sociais. Tem como objetivo geral a análise dos aspectos inerentes à saúde ocupacional de professores do ensino fundamental, de uma escola municipal de São João do Sabugi – RN e como objetivos específicos: Investigar dados sociodemográficos dos professores; Averiguar possíveis problemas de saúde relacionados ao trabalho, informado pelos professores; Identificar formas de enfrentamento dos possíveis problemas de saúde relacionados ao trabalho, relatado pelos professores; e Apontar intervenções para a promoção da saúde dos professores, frente aos riscos a sua saúde bem como possíveis comprometimentos da mesma, inerentes a sua atividade laboral. O referencial teórico está pautado nas leituras sobre a Saúde Ocupacional do Trabalhador Brasileiro e a Saúde Ocupacional do Professor. O instrumento metodológico de caráter exploratório e com abordagem qualitativa constituiu-se de um questionário com dezoito perguntas aplicado junto aos 19 (dezenove) professores que participaram da pesquisa e que lecionam naquele estabelecimento de ensino no horário diurno. O universo dos professores participantes deviam obrigatoriamente apresentar o seguinte perfil: apresentar idade maior que 18 anos; serem efetivos na escola; estarem inclusos na sala de aula; atuarem na carreira docente por um tempo de, no mínimo, 02 (dois) anos e concordarem livremente em participar do estudo, por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Para análise da discussão dos dados, optou-se por adotar a Análise de Conteúdo Temática de Bardin (2011). Os resultados adquiridos foram agrupados em 04 (quatro) categorias temáticas que são as seguintes: Problemáticas inerentes ao ambiente físico e relações pessoais; Comprometimentos da saúde relacionados ao trabalho; História de professores que apresentaram problemas de saúde relativos ao trabalho e, O emprego de medidas profiláticas para evitar o adoecimento entre professores. Todas as categorias tiveram subcategorias e foram subdivididas da seguinte forma: a primeira teve três subdivisões que foram: Limitações estruturais; Limitações dos recursos materiais e humanos e Número elevado de alunos por sala. A segunda foi subdividida em: O estresse enquanto prejuízo para a saúde do docente; As algias enquanto prejuízo para a saúde do docente e Comprometimentos respiratórios e cardiovasculares enquanto prejuízos relacionados à atividade do docente. A terceira foi subdividida em: Calo nas cordas vocais enquanto prejuízo relacionado à atividade laboral e, A depressão enquanto prejuízo relacionado à atividade do docente. A quarta em Atenção para a prática regular de exercícios físicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagempt_BR
dc.titleAtenção à saúde de professores de uma escola do município de São João do Sabugi - RN.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe monograph that presents itself addresses the issue of class work and health care worker education, with specificity for elementary school teachers. Its relevance is evident in the current context when the issues of health and education assume a prominent place in social discussions. General aim of the analysis of aspects of the occupational health of elementary school teachers in a school hall of St. John 's Sabugi - RN and specific objectives: To investigate sociodemographic teachers; Investigate possible health problems related to work, informed teachers; Identify ways of coping potential health problems related to work, reported by teachers, and Pointing interventions for health promotion of teachers, of the risks to their health and possible compromises of the same inherent in their work activities. The theoretical framework is based in the readings on the Brazilian Worker Occupational Health and Occupational Health Teacher. The methodological tool for exploratory and qualitative approach consisted of a questionnaire with eighteen questions applied together to nineteen (19) teachers who participated in the survey and who teach that the educational establishment in daytime. The universe of the participating teachers were required to submit the following profile: present age greater than 18 years, be effective in school, are included in the classroom; acting career in teaching for a time at least two (02) years old and agree freely participate in the study by signing the Informed Consent Form (ICF). For discussion of the data analysis, we chose to adopt the qualitative analysis of Bardin (2011). The results obtained have been grouped into four (04) thematic categories are as follows: Issues inherent to the physical environment and personal relationships; Impairment of health -related work; history teacher who had health problems related to work and employment measures prophylactic to prevent illness among teachers. All categories have subcategories and were subdivided as follows: the first had three subdivisions that were structural limitations, limitations of resources and manpower and high number of students per class. The second was subdivided into: Stress while injury to the health of the teacher; pains while The injury to the health of teachers and respiratory and cardiovascular impairments while losses related to the activity of teaching. The third was subdivided into Calo vocal cord injury as related to work activity and depression while injury related to the activity of teaching. The fourth in Attention to the regular practice of physical exercises.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10277-
dc.date.accessioned2019-12-18T09:23:06Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T09:23:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSaúde e Educaçãopt_BR
dc.subjectSaúde do Professorpt_BR
dc.subjectProfessor do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectHealth Educationpt_BR
dc.subjectHealth Professorpt_BR
dc.subjectProfessor of Elementary Educationpt_BR
dc.subjectSalud y educación-
dc.subjectSalud del maestro-
dc.subjectMaestra de primaria-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIRÊDO, Dhayana Carla Morais.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHealth care of teachers of a school in the city of São João do Sabugi - RN.pt_BR
dc.title.alternativeAtención de salud para docentes en una escuela de la ciudad de São João do Sabugi - RN.-
dc.identifier.citationFIGUEIRÊDO, Dhayana Carla Morais. Atenção à saúde de professores de uma escola do município de São João do Sabugi - RN. 2013. 75 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenEl trabajo monográfico que se presenta aborda el tema de la categoría de trabajo y atención de la salud para los trabajadores de la educación, con especificidad para el profesorado de educación básica. Su relevancia es notoria en el contexto actual cuando los temas de salud y educación ocupan un lugar destacado en las discusiones sociales. Su objetivo general es analizar los aspectos inherentes a la salud ocupacional de los maestros de escuela primaria de una escuela municipal en São João do Sabugi - RN y como objetivos específicos: Investigar los datos sociodemográficos de los maestros; Investigar posibles problemas de salud relacionados con el trabajo, informado por los profesores; Identificar formas de afrontar los posibles problemas de salud relacionados con el trabajo informados por los profesores; y Señalar intervenciones para promover la salud de los docentes, dados los riesgos para su salud así como las posibles deficiencias inherentes a su actividad laboral. El marco teórico se basa en lecturas sobre la Salud Ocupacional del Trabajador Brasileño y la Salud Ocupacional del Docente. El instrumento metodológico de carácter exploratorio y con enfoque cualitativo consistió en un cuestionario con dieciocho preguntas aplicadas a los 19 (diecinueve) docentes que participaron en la investigación y que imparten docencia en esa escuela durante la jornada. El universo de docentes participantes debe tener el siguiente perfil: ser mayor de 18 años; ser eficaz en la escuela; ser incluido en el aula; trabajando en la carrera docente por un período de al menos 02 (dos) años y aceptando libremente participar en el estudio, mediante la firma del Término de Consentimiento Informado (TCLE). Para analizar la discusión de datos, optamos por adoptar el Análisis de contenido temático de Bardin (2011). Los resultados obtenidos se agruparon en 04 (cuatro) categorías temáticas, las cuales son las siguientes: Problemas inherentes al entorno físico y las relaciones personales; Compromisos de salud relacionados con el trabajo; Historia de los docentes que tuvieron problemas de salud relacionados con el trabajo y, El uso de medidas profilácticas para prevenir enfermedades entre los docentes. Todas las categorías tenían subcategorías y se subdividieron de la siguiente manera: la primera tenía tres subdivisiones que eran: Limitaciones estructurales; Limitaciones de recursos materiales y humanos y Alto número de alumnos por clase. El segundo se subdividió en: Estrés como daño a la salud de los docentes; Dolor como daño a la salud del docente y Deficiencias respiratorias y cardiovasculares como daño relacionado con la actividad del docente. El tercero se subdividió en: Callo en las cuerdas vocales como un impedimento relacionado con la actividad laboral y Depresión como un impedimento relacionado con la actividad del docente. El cuarto en Atención al ejercicio físico regular.-
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DHAYANA CARLA MORAIS FIGUEIRÊDO - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2013.pdfDhayana Carla Morais Figueirêdo - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2013684.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.