Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, F. C. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5916201171567416pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.description.resumoEste trabalho tenciona contribuir com o debate sobre a importância e os benefícios da tecnologia da informação e comunicações nas práticas docentes e na aprendizagem discente. Este texto constitui parte de empreendimento investigativo do trabalho de conclusão de curso. O interesse pela temática se justifica pelo fato das tecnologias da informação e comunicação desencadearem diversos conhecimentos de vários lugares para informar às pessoas que estão dentro e fora das instituições que vivem em sociedade, organizadas pelo homem. Essa interação entre homens e máquinas conectados a internet desencadeiam varias informações, tornado o universo epistemológico ainda mais infinito de saberes e denominando a sociedade atual de sociedade do conhecimento. Pois as exigências do capitalismo vêm propondo aos indivíduos mais conhecimentos científicos e técnicos para manusearem as máquinas diversificadas nos diversos aspectos: sociais, políticos, econômicos e educacionais. Por exemplo, os profissionais da educação sentem dificuldades em articular e requalificar os saberes transmitidos pelas tecnologias com os saberes curriculares. Diante disso, houve a necessidade de saber a opinião dos educadores entrevistados sobre a importância das TICs no processo ensino e aprendizagem. Entretanto o trabalho reflete e discute a respeito da necessidade de uma tecnologia utilizada para facilitar a prática docente, na qual o professor possa ser um mediador que orienta os discentes na utilização das TICs, ensinando-os a produzir e refletir os múltiplos saberes desencadeados pelas TICs. Trata – se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa cujo procedimento de coleta de dados foi a análise das entrevistas feitas para professores, técnicos e alunos. Conclui-se com mostra de gráficos fundamentados com teorias e com resultado das análises das pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância da tecnologia da informação e comunicação nas práticas docente e na aprendizagem discente.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThis work intends to contribute to the debate about the importance and contribution of information technology and communications in teaching practices and student learning. This text is part of undertaking investigative work of completion. The interest for the theme is justified for the fact of information and communication technologies unchain diverse knowledge from various places to inform people who are in and out of institutions organized by man living in society. This interaction between men and machines connected to the internet unchain several information, becoming the epistemological universe even more infinite of knowledge and calling the human beings grouping of knowledge society. Then the demands of capitalism are proposing to individuals more scientific and technical knowledge for whipping diversified machines in several aspects: social, political, economic and educational. For example, education professionals find difficulties to articulate and upgrade the knowledge transmitted by technologies the curricular knowledge. Before that, it was necessary to know the views of educators interviewed about the importance of ICTs in teaching and learning process. However the work reflects and discusses about the need for a technology used to facilitate the teaching practice in which the teacher can be a facilitator who guides the students in the use of ICTs, teaching them to produce and reflect the multiple unchained knowledge by ICTs. This is an exploratory research of qualitative approach whose data collection procedure was the analysis from interviews done for teachers, coaches and students. It concludes with sample of graphics reasoned with theories and results of analysis of the research.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10278-
dc.date.accessioned2019-12-18T09:29:39Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T09:29:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectformação continuadapt_BR
dc.subjectprática docente e aprendizagem discentept_BR
dc.subjectcontinuing educationpt_BR
dc.subjectteaching practice and student learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Tarcio Tomaz da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of information and communication technology in teaching practices and student learning.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Tarcio Tomaz da. A importância da tecnologia da informação e comunicação nas práticas docente e na aprendizagem discente. 2012. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TARCIO TOMAZ DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfTarcio Tomaz da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2012.600.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.