Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10279
Title: A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: The importance of reading and writing in the early years of elementary school.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Paula de Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Ednaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA , Belijane Marques.
Keywords: Dificuldade de aprendizagem;Leitura e escrita;Professores e escola;Learning disability;Reading and writing;Teachers and school
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Paula de Almeida. A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo, acerca da Importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivou-se analisar as dificuldades de leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo é baseado numa pesquisa qualitativa, com tabulação de entrevistas que mostram as dificuldades de aprendizagem dos educandos na cidade de Sousa-PB. Será visto um breve histórico da leitura e da escrita e as relações entre professores e educandos destacando a importância da leitura e da escrita, bem como caracterizando as práticas docentes. Este estudo teve como princípio uma pesquisa exploratória junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sinhá Gadelha, Sousa-PB, seguido por uma entrevista com sujeitos que atuam no Ensino Fundamental e por educandos que vivenciam na prática as dificuldades de leitura e escrita. Foi observada a formação, o tempo do magistério dos professores, e como esses atuam em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apesar das transformações ocorridas ao longo dos tempos, poucas mudanças ocorreram, pois muitos educadores ainda estão agarrados a uma prática formalista e mecânica onde aprender a ler/escrever acaba sendo para a maioria dos alunos algo enfadonho e obrigatório. Compete ao professor enquanto mediador da aprendizagem fazer com que através da leitura e da escrita ocorra novas perspectivas para o educando, a fim de que se torne um bom leitor expandindo seus horizontes. Sendo assim para que a apropriação da leitura e da escrita tenha sucesso é necessário que a escola retome o desenvolvimento de habilidades que corroborem com a superação das dificuldades da leitura e da escrita. O que se pode concluir é que a leitura e a escrita são pré-requisitos para as outras aprendizagens escolares, portanto, devem ser priorizadas.
Abstract: In this study, about the importance of reading and writing in the first years of elementary school, we analyzed the difficult e sin reading and writing in the teaching and learning. This study based on qualitative research interviews with tabulation showing the learning difficulties of students in the city of Sousa-PB. Will see a brief history of reading and writing and the relationships between teachers and students highlighting the importance of reading and writing, as well as characterizing teaching practices. This study was an exploratory principle at the Municipal School of Basic Education, Sinhá Gadelha, Sousa-PB, followed by an interview with the subjects participating in Elementary Education and for students who experience difficult is in the practice of reading and writing. Formation was observed, the teaching time of teachers, and how these work in the class rooming the first years of elementary school. Despite the changes occurring over time, few changes occurred because many educators are still clinging to a mechanical and formalistic practice where learning to read/write ends up being for most students something boring and obligatory. The teacher as facilitator of learning make it through reading and writing open up new perspectives for the students o that there a derby come shear writing and for the world to life and expanding your horizons. So for the appropriation of reading and writing to succeed it is necessary for school resume skills development corroborating overcoming the difficulties in reading and writing. What can be concluded is that reading and writing are prerequisites for other school leanings hold therefore be prioritized.
Keywords: Dificuldade de aprendizagem
Leitura e escrita
Professores e escola
Learning disability
Reading and writing
Teachers and school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10279
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA DE ALMEIDA SANTOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfPaula de Almeida Santos. Monografia Pedagogia. CFP 2013. 337.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.