Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.advisor-co1VIDEIRA, Piedade Lino.-
dc.contributor.advisor-co1IDVIDEIRA, Piedade L.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269580489108934pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Elzanir dos.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Ednaura Almeida de.-
dc.description.resumoO estudo tem por tema: Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Como objetivo geral: conhecer fatores que dificultam o hábito da leitura dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental e como objetivos específicos: conhecer os fatores que dificultam a leitura, que são externos à sala de aula; identificar os fatores que dificultam à prática da leitura que são inerentes à metodologia utilizada pela professora e identificar os fatores que dificultam a prática da leitura que são intrínsecos aos próprios alunos. Esta pesquisa buscou entender como se dá o processo de leitura nos anos iniciais e quais as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos. Para realização desse estudo, fez-se necessário a utilização de um método específico que respondesse às necessidades postas pelos objetivos. A pesquisa de campo proporcionou adentrar nesse contexto podendo assim, estudá-lo e, além disso, contribuir para ampliar a visão acerca das questões aqui levantadas, possibilitou ainda reflexões sobre o assunto, que esperamos vir a favorecer mudanças no cotidiano escolar. Os dados foram coletados na E.M.E.I.F. Vitória Bezerra, localizada no Bairro Alto Belo Horizonte, Cajazeiras-PB. Os sujeitos da pesquisa foram oito alunos (quatro do terceiro ano e quatro do quarto ano), bem como as duas professoras das referidas turmas. Utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados, que oportunizou o contato direto com os sujeitos da pesquisa. A investigação realizada permitiu conhecer fatores relacionados à dificuldade da leitura que são inerentes aos alunos, à escola e a família. Entretanto, a análise não nos remeteu a soluções precisas, mas é na reflexão desta que podemos buscar as soluções na parte que cabe a cada um nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLeitura nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe study has as theme: Reading in the initial years of elementary school. Its main goal is: to know factors which hampers the reading habit of the students in the initial years of elementary school and as specific goals: to know the factors which hamper reading, which are external to the classroom; to identify the factors which hamper the reading practice which are inherent to the methodology used by the teacher and to identify the factors which hamper the reading practice which are intrinsic to the students themselves. This research sought to understand how is the reading process in the initial years and which are the difficulties lived by teachers and students. For the accomplishment of this study, it was necessary the use of a specific method which respond to the needs posed by the goals. The field research provided the insertion in this context thus making it possible to study it, besides contributing to amplify the vision about the issues raised here, it also made possible reflections about the subject, which we expect to favor changes in the school daily life. The data were collected at E.M.E.I.F. Vitória Bezerra, located at Alto Belo Horizonte, Cajazeiras, PB. The research subjects were eight students (four from the third grade and four from the fourth grade), as well as the two teachers from the aforementioned groups. It was utilized as data collection instrument the interview, which made possible the direct contact with the research subjects. The investigation carried out allowed knowing factors related to the reading difficulty which are inherent to students, to the school and the family. However, the analysis did not refer us to precise solutions, yet it is in the reflection that we are able to seek for solutions in our share in this process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10282-
dc.date.accessioned2019-12-18T10:19:19Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T10:19:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura - anos iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - dificuldades de leiturapt_BR
dc.subjectAprendizagem de leiturapt_BR
dc.subjectReading - early yearspt_BR
dc.subjectElementary school - reading difficultiespt_BR
dc.subjectReading learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Aucilene Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading in the early years of education fundamental.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Aucilene Nascimento. Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AUCILENE NASCIMENTO ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013. df Aucilene Nascimento Alves. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2013. 512.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.