Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, F. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6848638951544133pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Marcia de Morais-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, Stella M. de M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2ROLIM, Nozângela Maria.-
dc.description.resumoO presente estudo analisou a prática avaliativa de uma docente do 3º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada em Sousa/PB. Neste trabalho são expostos vários subsídios e discussões em torno da prática avaliativa escolar e suas contribuições para uma aprendizagem significativa, tanto para os/as discentes, quanto para o/a docente, tendo como objetivo principal compreender como a educadora trabalha o processo avaliativo e quais as implicações desse processo na aprendizagem do seu alunado. Para tanto, descreve-se o percurso histórico da avaliação para compreender como vem ocorrendo o processo avaliativo e analisa-se o olhar da docente e dos/as discentes sobre a prática avaliativa educacional dos dias atuais, apoiando-se em estudos que revelam a necessidade da compreensão e importância do processo avaliativo educacional, com base nas ideias e teorias de autores da área de avaliação, como: Hoffmann (2001; 2005); Arredondo e Diago (2009) e Demo (2004). Portanto, o discurso por uma avaliação mediadora e de qualidade, insistentemente pronunciado, foi o cenário que serviu de pano de fundo para traçarmos a compreensão da prática avaliativa docente. O trabalho contemplou o percurso de uma busca que não se esgotou, mas que ajudou a melhor entender e esclarecer inquietações sobre a prática avaliativa educacional situada em um espaço/tempo específico, pois a partir dele foi possível mostrar que a professora tem pouco conhecimento teórico e metodológico sobre as dimensões avaliativas e que pratica uma avaliação para promover o educando de um ano para outro, na maioria das vezes, sem dar relevância à aprendizagem dos/as estudantes, praticando, assim, uma avaliação classificatória, o que foi possível perceber por meio dos dados apresentados na pesquisa realizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePrática avaliativa: um olhar sobre as implicações do processo avaliativo.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe present study examined the procedures of evaluation of a 3 rd Grade Elementary teacher at Escola Municipal de Ensino Fundamental, located in Sousa/PB. This work exposed several subsidies and discussions about school assessment practice and their contributions to meaningful learning, both for students as well as for the teacher, with the main objective to understand how the educator performs in the evaluation process and what are the implications of this process learning of the students, it was important to describe the historical background of the assessment to understand how the evaluation process is occurring, and analyze the gaze of teachers and students about educational assessment practice of the present day, relying on studies reveal the need and importance of understanding the educational evaluation process based on the ideas and theories of authors in the area of assessment as: HOFFMANN (2001- 2005); ARREDONDO (2009), DEMO (2004). Therefore, the speech by a mediator evaluation and quality, strongly pronounced, was the scene that served as a backdrop to trace the understanding of teacher evaluation practices. The work included the course of a search that was not exhausted, but that helped us better understand and clarify concerns about educational assessment practice located in a space/time specific, because from such one it was possible to show that the teacher does have a little a theoretical knowledge nor on the methodological and evaluative dimensions that practice an assessment to approve the student from one grade to the next one, most often without giving importance to the students‟ learning by practicing, with an assessment classification, it was possible to see through the data presented in the survey performed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10286-
dc.date.accessioned2019-12-18T10:50:09Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T10:50:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPrática avaliativapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectEvaluative practicept_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Francineide Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluative practice: a look at the implications of the evaluative process.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Francineide Alves de Sousa. Prática avaliativa: um olhar sobre as implicações do processo avaliativo. 2012. 100f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCINEIDE ALVES DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 2012.pdfFrancineide Alves de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2012.729.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.