Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10289
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.description.resumoEste estudo pretende lançar um olhar mais apurado sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com o objetivo de colher dados concretos e fazer uma análise sobre as práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na sua Jornada Ampliada, como também analisar a importância do projeto para os educadores nele inseridos, averiguar a sua formação profissional, e verificar a participação da família nos projetos de geração de trabalho e renda ofertados pelo programa. Apresenta aspectos históricos sobre o surgimento do trabalho infantil no Brasil, e em especial, no estado da Paraíba, referenciando o PETI como programa assistencial à criança e ao adolescente. Situa leis e diretrizes, a exemplo da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como essenciais à defesa e proteção de ambos. O enfoque metodológico tem concentração na pesquisa exploratória e descritiva, com aplicação de questionários a uma amostra de 10 sujeitos que desenvolvem atividades no PETI da cidade de Cajazeiras – PB. Com base em ideias de estudiosos sobre o assunto aqui pesquisado, mais os dados emitidos pelos profissionais atuantes, amplia-se os conhecimentos sobre o programa, sobre seus objetivos e características, culminando com uma análise concreta das ações socioeducativas desenvolvidas na Jornada Ampliada, com vistas à socialização integral de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePrograma de erradicação do trabalho infantil: uma análise das práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na cidade de Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThis study intends to launch a closer look at the Program for the Eradication of Child Labor (PETI) in order to gather concrete data and do analysis on the socio-cultural and educational practices developed in its Extended Day, but also analyze the importance of the project to educators contained therein, to ascertain their professional training, and verify the family's participation in projects to generate jobs and income offered by the program. It presents historical aspects of the emergence of child labor in Brazil, especially in the state of Paraíba, giving reference to PETI as assistance programs for children and adolescents. It Situates laws and guidelines, such as the 1988 Federal Constitution and the Statute of Children and Adolescents (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente) as essential to the defense and protection of both. The methodological approach has a focus on the explanatory and descriptive research, with questionnaires to a sample of 10 subjects who develop tasks in PETI in the city of Cajazeiras - PB. Based on ideas of experts on the subject researched here plus data emitted by active professionals, it is possible to expand knowledge of PETI on its goals and features, culminating with a concrete analysis of social and educational activities developed in the Extended Day Program with a view to full socialization of children, adolescents and their families.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10289-
dc.date.accessioned2019-12-18T11:06:58Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T11:06:58Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectPrograma de erradicação do trabalho Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas socioculturais - trabalho infantilpt_BR
dc.subjectJornada ampliada e criança/adolescentept_BR
dc.subjectChild laborpt_BR
dc.subjectChild Labor Eradication Programpt_BR
dc.subjectSociocultural Practices - Child Laborpt_BR
dc.subjectExtended journey and child / teenagerpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Jociane Lins de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChild labor eradication program: an analysis of socio-cultural and educational practices developed in the city of Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Jociane Lins de. Programa de erradicação do trabalho infantil: uma análise das práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na cidade de Cajazeiras-PB. 2012. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOCIANE LINS DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfJociane Lins de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2012. pdf473.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.