Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10299
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, F. H. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1888202695431405pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.description.resumoO presente estudo pretendeu examinar o desempenho da prática pedagógica de professoras na atual realidade educacional, tomando como base os procedimentos didáticos utilizados para a mediação de conhecimentos que garantam o processo educativo. Por meio dos teóricos: Jaime Cordeiro (2007); Paulo Freire (1996), Fontoura (2010), Gadotti (1998), (2000), Vasconcelos (2012), entre outros, confrontou-se a prática pedagógica que almejamos com a ação educativa da realidade pesquisada. Foram pesquisados três professoras do 5º ano do ensino fundamental e seus respectivos alunos/as de uma escola da rede estadual de ensino, como forma de elucidar questionamentos referentes à contribuição pedagógica destas professoras para a aprendizagem dos alunos/as. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa foram: a observação participante, o questionário e o formulário. Nos resultados ficou claro a falta de conhecimentos das professoras em relação ao que se entende por metodologias diversificadas de ensino, além das dificuldades de articularem tais procedimentos nas aulas, de modo que venham a motivar seus alunos a aprenderem de forma prazerosa e participativa. A falta de dinamicidade nas aulas prejudica a aprendizagem dos alunos/as, que se sentem angustiados em estarem sempre repetindo as mesmas funções em sala de aula. Percebeu-se ainda que é a partir do desempenho de uma prática pedagógica transformadora de professoras que os alunos usufruem da riqueza de um processo contínuo de aprendizagem para formação de cidadãos íntegros e críticos, com consciência de seu papel ético e moral na realidade em que vivem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA prática pedagógica de professoras: realidades e perspectivas.pt_BR
dc.date.issued2012-10-23-
dc.description.abstractThe present study intended to examine the acting of the teachers' pedagogic practice in the current education reality, taking as base the didactic procedures used for the mediation of knowledge that guarantee the educational process. Through the theoreticians: Jaime Cordeiro (2007); Paulo Freire (1996), Fontoura (2010), Gadotti (1998), (2000), Vasconcelos (2012), among others, the pedagogic practice was confronted that we longed for with the educational action of the researched reality. Three teachers of the 5th year of the fundamental teaching and their respective students of a state school net teaching, as form of elucidating questions regarding these teachers' pedagogic contribution for the students' learning. The methodological procedures used for the accomplishment of the research were: the participant observation, the questionnaire and the form. In the results it was clear the lack of the teachers' knowledge in relation to what we understand for diversified methodologies of teaching, besides the difficulties of them articulate such procedures in the classes, so that they come to motivate their students to learn in a pleased and participative form. The lack of dynamism in the classroom affect students' learning, that they feel afflicted in always repeating the same functions in classroom. It was still noticed, that it is starting from the acting of a transformative pedagogical practice of teachers that the students enjoy the wealth of a continuous process of learning for complete and critical citizens' formation, with conscience of their ethical and moral role in the reality in that they live.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10299-
dc.date.accessioned2019-12-18T11:54:59Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T11:54:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProcessos/estratégias de ensino - aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectTeaching-learning processes / strategiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Fernanda Hiarlla de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical practice of teachers: realities and perspectives.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Hiarlla de Oliveira. A prática pedagógica de professoras: realidades e perspectivas. 2012. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA HIARLLA DE OLIVEIRA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfFernanda Hiarlla de Oliveira Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2012. 435.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.