Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, R. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7330950118410253pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Risomar Alves dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, R. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885903292497959pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.description.resumoA relação professor-aluno é entendida como aspecto integrador e necessário para o desenvolvimento educacional dos (as) educandos (as) e, por isso, suscita estudos para sua compreensão. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou analisar a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem, numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Sousa/PB. A fundamentação teórica que norteou o referido trabalho apoiou-se em vários autores que discutem os elementos que estão intrínsecos nessa interação entre professor e aluno, tais como: Antunes (2010), Brasil (s.d), Freire (2005), Martins (2010), Müller (2002), Padua (2010), Rossini (2010), Simka [et. al.] (2010), Vasconcelos (2012), Werneck (2004), entre outros. Nos procedimentos metodológicos adotados incluíram-se: a observação participante, o questionário e o formulário. A análise dos dados coletados foi dividida em dois capítulos: o primeiro referiu-se ao ponto de vista da professora em relação ao tema, e o segundo a visão dos alunos (as) com relação à professora, à sala de aula, aos colegas e à escola. Os resultados, por sua vez, revelaram que os participantes atribuem importância significativa à relação professor-aluno, ressaltando que nessa interação é imprescindível a proximidade, o respeito, a confiança, a cumplicidade e o significado dos sentimentos e emoções que se expressam quando estão vivenciando os diversos momentos dentro da sala de aula e da escola. Conclui- se com essa pesquisa quão necessária se faz ressaltar que, mesmo diante das transformações da sociedade atual, a educação exerce grande influência e pode contribuir significativamente para a humanidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleRelação professor-aluno: aspecto relevante para o processo de ensino-aprendizagem escolar.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe relationship between teacher and students is understood as an integretor and necessary aspect to the educational development of learners. It also motivates studies to its understanding. This study aims to analyse the relevance of teacher/ students' relationship on the teaching learning process in a group of students from the 4th grade of elementary school at Sousa/PB. This work has as theoretical support the discussion made by some experts such as: Antunes (2010), Brazil (s.d), Freire (2005), Martins (2010), Müller (2002), Padua (2010), Rossini (2010), Simka [et. Al] (2010), Vasconcelos (2012), Werneck (2004). The procedures used was the observation questionnare and forms. The results collected on this study is divided into two chapters: the first one deals with the teacher's point of view regarding to the theme; the second deals with the student's perception concerning to the teacher, the classroom and school as a whole. The results have revealed that the subjects highlight the relationship between teacher and students. This research, therefore, stresses that education has a great influence and its also can significantly contribute to humanity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10305-
dc.date.accessioned2019-12-18T13:34:57Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T13:34:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshippt_BR
dc.subjectTeaching - learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Ricélia Fernandes de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher-student relationship: relevant aspect for the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Ricélia Fernandes de Sousa. Relação professor-aluno: aspecto relevante para o processo de ensino-aprendizagem escolar. 2012. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICÉLIA FERNANDES DE SOUSA ALMEIDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfRicélia Fernandes de Sousa Almeida. Monografia Pedagogia. CFP 2012. 374.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.