Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10307
Title: As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.
Other Titles: The contributions of family participation in the school during the children's literacy process.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Cláudia Pinheiro da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Débia Suênia da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Escola;Apoio familiar;Aprendizagem;Criança;School;Family support;Learning;Kid
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Cláudia Pinheiro da. As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo aqui aborda a necessidade de um acompanhamento mais presente dos membros familiares no âmbito educacional. Ressalta as preocupações que essas duas instituições têm com o desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional da criança, logo com a aprendizagem que busca formar o cidadão crítico. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Zéo Fernandes na cidade de Luís Gomes-RN, com o objetivo de analisar como a relação estabelecida entre escola/família pode contribuir para uma aprendizagem de qualidade para as crianças. Nesse sentido, é necessário verificar como é que está ocorrendo à relação família e escola e quais são as influências desse acompanhamento no processo de aprendizagem, principalmente na fase da alfabetização que é à base da educação, pois é nesse período que o indivíduo adquire as habilidades e competências necessárias para toda a sua vida escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento a realização de questionários e formulários com os membros da instituição escolar e familiar. A análise foi realizada com base nas ideais de Heloisa Szymanski, Vitor Paro e outros autores que refletem sobre esse tema de cooperação entre escola/família. Os resultados revelam que esse apoio no âmbito escola tem contribuições satisfatórias que estimulam e motivam a criança fazendo com que elas tenham um bom rendimento nas aulas. Assim, a interação entre pais/mães e educadores é de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem e é dever da escola buscar esse relacionamento tão influente nesse processo.
Abstract: The study here addresses the need for a more family members present in the educational field. Highlights the concerns that these two institutions have the cognitive, intellectual and emotional child, soon learning that seeks to form the critical citizen. The research was conducted at the school Escola Estadual Zeo Fernandes” in the city of Luis Gomes-RN, in order to analyze how the relationship established between school / family can contribute to quality learning for children. Therefore, it is necessary to ascertain how the relationship is going family and school and what are the influences of such monitoring in the learning process, especially at the stage of Literacy which is the basis of education, because it is during this period that the individual acquire the skills and competencies needed for their entire school life. This is a qualitative research procedure was to carry out the questionnaires and forms with members of the school and family. The analysis was based on the ideas of Heloisa Szymanski, Vitor Paro and other authors who reflect on the theme of cooperation between school / family. The results show that this support in the school has satisfactory contributions that stimulate and motivate the child that they have a good income classes. Thus, the interaction between parents / mothers and educators is critical to the process of teaching and learning and the school's duty to pursue this relationship so influential in this process.
Keywords: Escola
Apoio familiar
Aprendizagem
Criança
School
Family support
Learning
Kid
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10307
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA PINHEIRO DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2012.pdfCláudia Pinheiro da Silva. TCC. Licenciatura em Pedagogia.2012. 531.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.