Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.contributor.referee1SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO estudo aqui aborda a necessidade de um acompanhamento mais presente dos membros familiares no âmbito educacional. Ressalta as preocupações que essas duas instituições têm com o desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional da criança, logo com a aprendizagem que busca formar o cidadão crítico. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Zéo Fernandes na cidade de Luís Gomes-RN, com o objetivo de analisar como a relação estabelecida entre escola/família pode contribuir para uma aprendizagem de qualidade para as crianças. Nesse sentido, é necessário verificar como é que está ocorrendo à relação família e escola e quais são as influências desse acompanhamento no processo de aprendizagem, principalmente na fase da alfabetização que é à base da educação, pois é nesse período que o indivíduo adquire as habilidades e competências necessárias para toda a sua vida escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento a realização de questionários e formulários com os membros da instituição escolar e familiar. A análise foi realizada com base nas ideais de Heloisa Szymanski, Vitor Paro e outros autores que refletem sobre esse tema de cooperação entre escola/família. Os resultados revelam que esse apoio no âmbito escola tem contribuições satisfatórias que estimulam e motivam a criança fazendo com que elas tenham um bom rendimento nas aulas. Assim, a interação entre pais/mães e educadores é de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem e é dever da escola buscar esse relacionamento tão influente nesse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe study here addresses the need for a more family members present in the educational field. Highlights the concerns that these two institutions have the cognitive, intellectual and emotional child, soon learning that seeks to form the critical citizen. The research was conducted at the school Escola Estadual Zeo Fernandes” in the city of Luis Gomes-RN, in order to analyze how the relationship established between school / family can contribute to quality learning for children. Therefore, it is necessary to ascertain how the relationship is going family and school and what are the influences of such monitoring in the learning process, especially at the stage of Literacy which is the basis of education, because it is during this period that the individual acquire the skills and competencies needed for their entire school life. This is a qualitative research procedure was to carry out the questionnaires and forms with members of the school and family. The analysis was based on the ideas of Heloisa Szymanski, Vitor Paro and other authors who reflect on the theme of cooperation between school / family. The results show that this support in the school has satisfactory contributions that stimulate and motivate the child that they have a good income classes. Thus, the interaction between parents / mothers and educators is critical to the process of teaching and learning and the school's duty to pursue this relationship so influential in this process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10307-
dc.date.accessioned2019-12-18T13:51:29Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T13:51:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectApoio familiarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectFamily supportpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectKidpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Cláudia Pinheiro da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of family participation in the school during the children's literacy process.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cláudia Pinheiro da. As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças. 2012. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA PINHEIRO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfCláudia Pinheiro da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2012. 400.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.