Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10309
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, A. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3216587626875767pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Janete de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS , Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.description.resumoO trabalho intitulado: Avaliação ou verificação: A prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo analisar os métodos de avaliação adotados pelos professores identificando se essa avaliação é formativa e/ou aferida, assim também como identificar os instrumentos avaliativos observando os procedimentos, identificar a visão dos alunos sobre as práticas avaliativas verificando a aprendizagem que os mesmos identificam mediante as avaliações e por fim caracterizar a visão do professor para com prática avaliativa. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço do significado da avaliação em seus diversos olhares, relação esta realizada por meio da visão de vários estudiosos desta área do conhecimento, destacando o que é avaliação e suas vertentes advindas do contexto social e escolar, assim também como a posição do Currículo e PCN. Após a contextualização realizada neste, o segundo capitulo trás como foco a metodologia e os aspectos metodológicos empregados a pesquisa, assim também como os objetos e os sujeitos que fizeram parte desta. Mediante toda essa abordagem o terceiro capítulo expõe, de forma explicita a análise realizada por meio dos dados alcançados, mediante observação e questionários aplicados aos docentes e discentes. Desta forma, as informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar consideravelmente o modelo de avaliação educacional adotada na Escola, possibilitando uma reflexão extremamente favorável para que a prática pedagógica reafirme o compromisso de engajar os educandos no processo de avaliação em seus diversos olhares, de tal maneira que a avaliação participativa/construtiva desmistifique a avaliação como prática punitiva, e classificatória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAvaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe paper entitled: Assessment and verification: The practice of teachers in the early years of primary school aims to analyze the evaluation methods adopted by teachers identifying whether this evaluation is formative and / or measured, so as to identify the evaluative instruments observing procedures identify students' views about assessment practices checking the learning that they identify through the reviews and finally characterize the vision of the teacher to assessment practice. The research provided the construction of three chapters, aligned between topics and subtopics. Thus, the first chapter is an outline of the meaning of evaluation in their various looks, this relationship held by many scholars view knowledge in this area, highlighting what is reviewed and its variations resulting from the social context and school, so as well as the position of Curriculum and NCP. After contextualization performed this, the second chapter focuses on the methodology behind the methodological aspects and research employees, so how objects and subjects that were part of this. Through this approach the entire third chapter explains, in explicit form through the analysis of data obtained through observation and questionnaires to teachers and students. Thus, the information gained from the research has pinpointed considerably valuation model adopted in educational school, providing a reflection extremely favorable for the pedagogical practice reaffirm the commitment to engage students in the assessment process in its different looks, so the participatory assessment / evaluation as constructive Demystify punitive practice and qualifying.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10309-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:20:02Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T14:20:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPracticept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Andrezza Gonzaga de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAssessment or verification: the practice of teachers in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Andrezza Gonzaga de. Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREZZA GONZAGA DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfAndrezza Gonzaga de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2012. 651.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.