Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10311
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.description.resumoA metodologia da educação inclusiva se fundamenta na busca de meios capazes de inserir no contexto educacional aqueles indivíduos que, por algum motivo, estão excluídos do ambiente escolar. A inclusão escolar para as pessoas com deficiência ainda é um grande desafio para o presente sistema educacional brasileiro e havendo uma real inclusão, haverá consequentemente a garantia dos direitos desses indivíduos; é uma conquista que vai facilitar a vida de todas as pessoas tornando-os cidadãos de direitos e deveres iguais. Neste sentido, esta pesquisa qualitativa de condição descritiva, com enfoque bibliográfico, completada por respostas de um questionário aplicado aos docentes de uma escola pública no município de Carrapateira/PB, que atende a alunos com deficiência, busca analisar as dificuldades vivenciadas em sala de aula e o nível de formação oferecida ao profissional para lidar com esse público estudantil no âmbito escolar. O trabalho monográfico mostra que a educação inclusiva, no pensamento dos professores entrevistados, é de grande importância, mas terá muito que mudar para superar as dificuldades que ainda persistem no processo de inclusão, com procedimentos mais significativos, apoio administrativo e pedagógico, que ainda são muito limitados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA Atuação docente frente à educação inclusiva no município de Carrapateira/PB.pt_BR
dc.date.issued2013-05-02-
dc.description.abstractThe methodology of inclusive education is based on finding ways able to enter the educational context those individuals who, for some reason, are excluded from the school environment. School inclusion for people with disabilities is still a big challenge for the present Brazilian educational system and there is a real inclusion, will therefore guaranteeing the rights of these individuals, it is an achievement that will make life easier for all people becoming citizens of equal rights and duties. Therefore, this condition descriptive qualitative research, focusing bibliography, supplemented by responses to a questionnaire given to the teachers at a public school in the town of Carrapateira/PB, which serves students with disabilities, explores the difficulties experienced in the classroom and the level of the professional training offered to deal with this public student in the school. The monograph shows that inclusive education, in the thinking of teachers interviewed, is of great importance, but will have to change much to overcome difficulties that persist in the inclusion process, with the most significant procedures, administrative support and teaching, which are still very limited.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10311-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:58:17Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T14:58:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAtuação docente - Carrapateira-Paraíbapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeaching Practice - Carrapateira-Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maria de Fátima Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Practice in the face of inclusive education in the municipality of Carrapateira/PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maria de Fátima Pereira. A Atuação docente frente à educação inclusiva no município de Carrapateira/PB. 2013. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA PEREIRA SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfMaria de Fátima Pereira Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2013.235.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.