Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROLIM, J. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2024619997201525pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.contributor.referee1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.referee2FERNANDES, Hercília Maria.-
dc.description.resumoO referente trabalho analisa o uso da metodologia lúdica e as suas contribuições no contexto da sala de aula para o desenvolvimento da criança. Este propõe discussões sobre o papel do lúdico como ferramenta facilitadora e estimulante do desenvolvimento dos educandos na busca de aprimorar e construir habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Dessa forma, o aporte teórico deste trabalho baseia-se no pensamento de autores que faz jus a temática e que deram suporte à pesquisa desenvolvida. Assim, o objetivo do trabalho é perceber a importância da ludicidade nas atividades desenvolvidas pelos professores na sala de aula dos anos iniciais. Na busca de obter-se esse objetivo o tipo de pesquisa desenvolvida neste trabalho trata-se de um “estudo de caso”, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário destinados aos sujeitos educadores participativos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Alzira Ferreira Lima Mota. A estrutura monográfica se configura em três capítulos. O primeiro apresenta a importância e o conceito da ludicidade de acordo com vários autores. O segundo, aborda sobre o papel que a brincadeira tem, os tipos de recursos lúdicos que podem serem trabalhados na sala de aula e o que cada um promove na aprendizagem das crianças. No terceiro, propõe-se a análise dos dados contendo as falas dos participantes entrevistados, fazendo relação com os autores. Nas conclusões evidências a tamanha riqueza que o professor pode adquirir quando este, tem uma relação entre conceitos que cada educador possui juntamente com as novas formas de trabalhar os conteúdos na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças nos anos iniciais.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.description.abstractThe paper analyzes regarding the use of the methodology playful and their contributions in the context of the classroom for the child's development. This proposes discussions on the role of play as a tool facilitating and stimulating the development of students seeking to improve and build cognitive skills, motor skills, social and emotional. Thus, the theoretical contribution of this work is based on the thinking of authors who lives up the issue and supported the research developed. The objective of the work is to realize the importance of playfulness in the activities developed by teachers in the classroom early years. In seeking to achieve this objective is the kind of research developed in this work it is a "case study" as instruments of data collection questionnaire intended to subject teachers participatory Municipal School of Education Early Childhood and Elementary Alzira Ferreira Mota Lima. The structure is configured in three monographic chapters. The first shows the importance and the concept of playfulness according to various authors. The second focuses on the role that the joke is, the types of recreational resources that can be worked on in class and what each promotes children's learning. In the third, we propose the analysis of data containing the speeches of the participants interviewed, making with the authors. In the conclusions to evidence such wealth that the teacher can acquire when it has a relation between concepts that every educator has along with new forms of work content in the classroom.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10312-
dc.date.accessioned2019-12-18T15:34:20Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T15:34:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPsicologia Educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducational Psychologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectLudicpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROLIM, Joelma Ramalho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of playfulness to the development of children's reading and writing in the early years.pt_BR
dc.identifier.citationROLIM, Joelma Ramalho. As contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças nos anos iniciais. 2012. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOELMA RAMALHO ROLIM. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2012.pdfJoelma Ramalho Rolim. Monografia Pedagogia. CFP 2012.306.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.