Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10313
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, A. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2513326208588748pt_BR
dc.contributor.advisor1FREIRE, Raimundo Carlos Silvério.-
dc.contributor.advisor1DEEP, Gurdip Singh.-
dc.contributor.advisor1IDFREIRE, R. C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDDEEP, G. S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4016576596215504pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6322106621770962-
dc.contributor.referee1MUHLEN, Sérgio Santos.-
dc.contributor.referee2CLIQUET JUNIOR, Alberto.-
dc.contributor.referee3SILVA, José Felício da.-
dc.contributor.referee4AGUIAR NETO, Benedito Guimarães.-
dc.description.resumoA informação acústica pode ser transmitida aos surdos por amplificadores acústicos, implantes cocleares, ou através de sistemas de substituição sensorial. A escolha depende das características de perda auditiva e das necessidades do portador da deficiência. Os sistemas táteis de substituição sensorial vem sendo desenvolvidos desde o inicio do seculo XX, e podem basear-se em estimulação vibrotátil, mas não existem relatos na literatura técnica de sistemas táteis desenvolvidos especificamente para emprego no auxilio ao ensino/aprendizagem da fala. Neste trabalho e apresentada uma investigação sobre a codificação de parâmetros de voz em estimuladores vibrotáteis, no contexto especifico do ensino da produção da fala. Foram propostas e analisadas varias formas de codificação (transformações), para as quais foram desenvolvidos o respectivo modelo matemático. Com base no modelo matemático apresentado foram feitas diversas simulações, para subsidiar uma analise comparativa entre as transformações propostas. Ao final, as transformações propostas foram analisadas através dos resultados de experimentos de percepção de estímulos vibrotáteis. Também foi analisada a escolha de parâmetros de voz adequada para modulação direta de estimuladores monocanais, no contexto do português.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica-
dc.titleEstimulação tátil aplicada ao ensino/aprendizagem da fala.pt_BR
dc.date.issued2004-02-19-
dc.description.abstractAcoustic information can be transmitted to the deaf, using acoustic amplifies, cochlear implants and sensory substitution systems. The choice depends on characteristics and degree of hearing impairment. Tactile stimulation devices can be used as sensory substitute and have been developed since the beginning of the 20T H century, in this thesis the emphasis is on the investigation of the transformation of voice parameters into frequency of the pulsed tactile stimulus, in the context of the speech hearing on the part of the deaf for the Portuguese language. Different transformation schemes have been formulated and analyzed by simulation studies. The proposed transformations were also analyzed by vibrotactile perception sensitivity experiments.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10313-
dc.date.accessioned2019-12-18T15:54:55Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-18T15:54:55Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEstimulação Tátil-
dc.subjectEnsino-aprendizagem da Fala - Surdos-
dc.subjectEngenharia de Reabilitação-
dc.subjectEnsino da Fala-
dc.subjectSistemas Táteis de Substituição Sensorial-
dc.subjectEstimulação Vibrotátil-
dc.subjectTactile Stimulation-
dc.subjectSpeech Teaching-learning - Deaf People-
dc.subjectRehabilitation Engineering-
dc.subjectSpeech Teaching-
dc.subjectTactile Sensory Replacement Systems-
dc.subjectVibrotactile Stimulation-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Aléssio Trindade de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTactile stimulation applied to speech teaching / learning Aléssio.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Aléssio Trindade de. Estimulação tátil aplicada ao ensino/aprendizagem da fala Aléssio Trindade de Barros. 2004. 172f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2004.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALÉSSIO TRINDADE DE BARROS - TESE PPGEE 2004.pdfAléssio Trindade de Barros -Tese PPGEE 200812.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.