Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10314
Title: Professor reflexivo: um olhar inovador na prática cotidiana dos professores das séries iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Reflective teacher: an innovative look at the daily practice of elementary school teachers.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Adriana Sarmento da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Luíza de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ROLIM, Nozângela Maria.
Keywords: Reflexão;Formação;Aprendizagem;Reflection;Formation;Learning
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Adriana Sarmento da Silva. Professor reflexivo: um olhar inovador na prática cotidiana dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2013. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho intitulado Professor reflexivo: Um olhar inovador na prática cotidiana dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, propõe uma análise relacionada a atuação dos educadores do ensino fundamenta. Para tanto essa pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Infantil, Fundamental e Médio Doutor Silva Mariz, localizada na cidade de Marizópolis –PB. Tendo como objetivo compreender a reflexão e como esse processo reflexivo é desenvolvido no contexto da sala de aula, nessa perspectiva aabordagem metodológica utilizada para o procedimento da pesquisa, foi observação, intervenção, o questionário e o teste de associação livre de palavras. Esses procedimentos metodológicos favoreceram a obtenção de dados para a compreensão da temática, considerando que acoleta de dados enriqueceu o trabalho e forneceu subsídiosque discutido a luz de alguns teóricos a exemplo de: ALARCÃO (2003), GHEDIN (2002), FREIRE (2008) e outros permitiram compreender a sua significação o processo de formação e desenvolvimento do sujeito. Assim, a partir dos estudos percebe-se que esta prática reflexiva ainda é desenvolvida de forma limitada, mesmo considerando as inovações e oportunidade de formação contínua e sua importância para uma prática educativa como de desenvolver habilidades significativas para o educando preparando-o para a vida na sociedade atual.
Abstract: The present work entitled reflective Teacher: A innovative look in everyday practice of teachers of the initial series of elementary school, proposes an analysis related to the activities of elementary teachers, so, this research was developed at the children's, and secondary School called Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Doctor Silva Mariz, located in the Marizópolis-PB city. Aiming to understand the thinking and how this reflective process is developed in the context of the classroom, this methodological approach used for the search procedure was observation, intervention, questionnaire and free association of words. These methodological procedures favored getting data for the understanding of the subject, whereas data collection has enriched the work and provided subsidies that discussed the light of some theorists like: ALARCÃO 2003, GHEDIN 2008, FREIRE, 2008 and allowed others to understand their significant the process of formation and development of the subject. So, from the studies we can see this reflective practice is still carried out in a limited way, even considering the innovation and opportunity of continuing education and its importance for an educatin practice of developing significant skills for preparing the learner for life in society.
Keywords: Reflexão
Formação
Aprendizagem
Reflection
Formation
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10314
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA SARMENTO DA SILVA DIAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfAdriana Sarmento da Silva Dias. Monografia Pedagogia. CFP 2013. 436.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.