Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10325
Title: Um modelo de sistema multiagente para negociação automatizada no comércio eletrônico.
Other Titles: A multiaagent trading system model automated in e-commerce.
???metadata.dc.creator???: NUNES FILHO, Ricardo Rubens Gomes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Evandro de Barros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GARCIA , Francilene Procópio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GUTIERREZ, Maria del Rosário Girardi.
Keywords: Inteligência Artificial;Sistemas Multiagentes;Negociação Automatizada;Comércio Eletrônico;Artificial Intelligence;Multiagent Systems;Automated Trading;E-Commerce
Issue Date: 17-Feb-2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES FILHO, R. R. G. Um modelo de sistema multiagente para negociação automatizada no comércio eletrônico. 2004. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia El[etrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10325
???metadata.dc.description.resumo???: A Internet trouxe novos paradigmas para as pessoas como, por exemplo, a possibilidade de realizar transações comerciais utilizando as tecnologias de comunicação e informação disponíveis. Desta forma, várias pesquisas surgiram para que as diversas etapas que compõem as transações comerciais pudessem ser realizadas através da Internet. Uma etapa particular e presente em determinados contextos é a etapa de negociação, a qual é o foco deste trabalho. As primeiras pesquisas sobre negociação automatizada utilizaram a tecnologia de agentes para representar o consumidor e o vendedor na negociação. Estas pesquisas geraram modelos que determinavam como se dá a interação entre os agentes negociadores, a definição de um conjunto de preferências para negociação e a tomada de decisão baseado nestas preferências. Numa perspectiva da empresa, a negociação automatizada sendo efetuada levando em consideração somente um conjunto de preferências, fixas e definidas antes da negociação, não condiz com o modelo praticado no mundo real. Tendo em vista estas observações, é proposto nesta pesquisa extensões para o estado-da arte dos modelos de negociação. Além disso, propõe-se também um modelo para dar suporte à tomada de decisão durante a negociação. Partindo de uma visão holística da empresa, este modelo de decisão considera a influência das informações no ambiente externo no processo de negociação. A partir destes modelos, é também proposta uma plataforma para negociação automatizada voltada para a empresa.
Abstract: The Internet brought new paradigms to people, for instance, the possibility to perform commercial transactions using the available communication and information technologies. In this way, many research solutions have arisen to encompass the diverse phases that compound commercial transactions for Internet systems. A particular phase present in determined contexts is negotiation, which is the focus of this work. The first proposals on automated negotiation have used agent technology to represent buyer and seller in the negotiation. These researches have generated models that have determined how the interaction between the negotiator agents is, the definition of a set of preferences for negotiation and the decision making of the agents based on these preferences. In an enterprise perspective, automated negotiation taking in consideration only a fixed and predefined set preferences has no resemblance with the real world. Based on the above, this research proposes extensions for the state-of-the-art in negotiation models. Besides this, a model for support the decision making during the negotiation is also proposed. Departing from a holistic vision of the enterprise, the decision model considers the influence of the external environment information in the negotiation process. From these models, a platform for enterprise-oriented automated negotiation is also proposed.
Keywords: Inteligência Artificial
Sistemas Multiagentes
Negociação Automatizada
Comércio Eletrônico
Artificial Intelligence
Multiagent Systems
Automated Trading
E-Commerce
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computaçâo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10325
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICARDO RUBENS GOMES NUNES FILHO - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2004.pdfRicardo Rubens Gomes Nunes Filho - Dissertação (PPGCC) 2004.4.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.