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dc.creator.IDSANTOS, P. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833941019328166pt_BR
dc.contributor.advisor1JACOBINA, Cursino Brandão.-
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Maurício Beltrão de Rossiter.-
dc.contributor.advisor1IDJACOBINA, C. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDCORRÊA, M. B. R.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261885352003041pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0041843905239864-
dc.contributor.referee1NEVES, Francisco de Assis Santos.-
dc.contributor.referee2SILVA, Edison Roberto Cabral da.-
dc.contributor.referee3LIMA, Antonio Marcus Nogueira.-
dc.description.resumoA ampla utilização dos motores de indução trifásicos com rotor gaiola de esquilo têm motivado o crescente estudo de sistemas que visam diminuir as possibilidades de paradas abruptas destes motores, evitando-se gastos om a reposição dos mesmos, assim omo a diminuição do tempo de parada dos processos a ele acoplados. Falhas nas partes que o integram são as principais responsáveis por tais paradas. Quebra de barras rotóricas e curto- circuito entres espiras dos enrolamentos estatóricos são exemplos de falhas possíveis de ocorrer nos motores de indução, representando quase a metade do universo de falhas que ocorrem nesses motores. Estresses térmicos, elétricos, mecânicos e os causados pelo ambiente ao qual o motor é submetido são as principais causas da aparição desses tipos de falhas. A necessidade de detectar essas falhas em um estágio inicial justiça o desenvolvimento de métodos de monitoramento. Dessa forma, a modelagem analítica dos motores de indução sob quebra de barras rotóricas e sob curto- circuito entre espiras estatóricas torna-se uma ferramenta base no desenvolvimento de tais sistemas. Logo, são estudados in o modelos de representação da máquina sob quebra de barras e dois de curto- circuito entre espiras estatóricas. A representatividade e a complexidade desses modelos são avaliadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica-
dc.titleModelagem de quebra de barras e de curto-circuito entre espiras em motores de indução.pt_BR
dc.date.issued2006-02-
dc.description.abstractThe wide use of three-phase squirrel-cage rotor induction motors has motivated the growing study of systems that aim to reduce the possibility of abrupt stop of these motors, avoiding expenses with their replacement, as well as the reduction of the stopping time of the motors. processes attached to it. Failures in the parts that are part of it are mainly responsible for such stops. Rotor bars breaking and shorting between turns of the stator windings are examples of possible faults occurring in induction motors, representing almost half of the universe of faults occurring in these motors. Thermal, electrical, mechanical stresses and those caused by the environment to which the engine is subjected are the main causes of the appearance of these types of faults. The need to detect these failures at an early stage justifies the development of monitoring methods. Thus, the analytical modeling of the induction motors under rotor bar break and short circuit between stator turns becomes a base tool in the development of such systems. Therefore, we study in the models of machine representation under bar breaking and two of  short circuit between stator turns. The representativeness and complexity of these models are evaluated.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10329-
dc.date.accessioned2019-12-19T10:06:17Z-
dc.date.available2019-12-19-
dc.date.available2019-12-19T10:06:17Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMotores de Indução-
dc.subjectMotores de Indução Trifásicos-
dc.subjectQuebra de Barras-
dc.subjectCurto-Circuito entre Espiras-
dc.subjectEnrolamentos Estatóricos-
dc.subjectMotores de Indução - Modelagem Analítica-
dc.subjectSistemas Logo-
dc.subjectInduction Motors-
dc.subjectThree-phase Induction Motors-
dc.subjectBreak Bars-
dc.subjectShort-circuit Between Turns-
dc.subjectStatistical Windings-
dc.subjectInduction Motors - Analytical Modeling-
dc.subjectLogo Systems-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Patryckson Marinho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeModeling of bar breaks and short-circuit between turns in induction motors.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Patryckson Marinho. Modelagem de quebra de barras e de curto-circuito entre espiras em motores de indução. 2006. 136f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2006.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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