Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10336
Title: Prevenindo doenças infecciosas e parasitárias em escolas de educação infantil da cidade de Cuité - PB.
Other Titles: Preventing infectious and parasitic diseases in elementary schools in the city of Cuité - PB.
Prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias en escuelas de educación infantil de la ciudad de Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: SOUTO, Aline de Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRITO, Nathanielly Cristina Carvalho de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AGRA, Glenda.
Keywords: Doenças Parasitárias;Doenças Transmissíveis;Educação em Saúde;Educação Infantil;Parasitic Diseases;Transmissible Diseases;Health Education;Early Childhood Education;Enfermedades parasitarias;Enfermedades contagiosas;Educación para la salud;Educación Infantil
Issue Date: 13-Sep-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUTO, Aline de Araújo. Prevenindo doenças infecciosas e parasitárias em escolas de educação infantil da cidade de Cuité - PB. 2013. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: As doenças infecciosas e parasitárias representam um problema de Saúde Pública no Brasil por apresentarem alto índice de morbidade e mortalidade, acometendo mais as crianças em idade escolar devido à imaturidade imunológica, hábitos de higiene deficientes e por receberem assistência integral em creches e escolas. Ressaltando a necessidade de desenvolver um estudo científico acerca da importância da promoção da saúde através de ações educativas que visem à prevenção e cuidados, o presente estudo tem por objetivo analisar as medidas aplicadas pelos professores das escolas municipais de Educação Infantil na cidade de Cuité – PB, acerca da prevenção de doenças infecciosas e parasitárias entre as crianças. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com abordagem qualitativa, realizado por meio de levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada com sete professoras do ensino infantil de Cuité-PB com base na técnica de Análise de Conteúdo na modalidade temática, sendo os resultados apresentados através da descrição textual a partir das falas dos sujeitos participantes. Os resultados apontam que a escola representa um ambiente favorável à transmissão de doenças infecciosas e parasitárias devido a fatores como higiene pessoal inadequada, contato próximo entre as crianças e condições higiênico-sanitárias do local deficientes. As entrevistadas citaram a gripe e a hepatite como as doenças infecciosas que mais acometem as crianças em idade pré-escolar. Em relação às doenças parasitárias, as professoras relataram a falta de higiene como o principal fator de transmissão. Ao averiguar como os professores têm contribuído com as práticas de prevenção de doenças infecciosas e parasitárias na escola, verificou-se a exposição de conteúdo informativo como a ação mais utilizada. No decorrer das entrevistas, as professoras especificaram as ações do Programa Saúde na Escola, deixando explícito que o mesmo não aborda questões relacionadas à prevenção de doenças infecciosas e parasitárias. Diante a estas questões, torna-se necessário a implantação de ações voltadas para a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias que deverão ser abordadas nas escolas pelos professores das séries iniciais de ensino, visto que é neste período que as crianças estão mais expostas aos fatores de risco e necessitam adquirir conhecimentos por meio de atividades educativas que promovam a sensibilização sobre a melhoria na sua qualidade de vida.
Abstract: The infectious and parasitic diseases are considered a problem in the Health Public System in Brazil because they present high levels of morbidity and mortality. They affect especially school age children due to their immunologic immaturity and poor hygiene habits, and because they receive integral assistance in nurseries and schools. Emphasizing the need for develop a scientific study about the importance of health promotion by means of educative actions that vise prevention and care, the present study aims to analyze the procedures applied by the teachers of the municipal schools of Early Childhood Education in Cuité-PB in relation to the prevention of infectious and parasitic diseases among the children. It is an exploratory study, with qualitative approach, which was developed by means of bibliographical survey and semi-structured interview. The sample consists of seven teachers of Early Childhood Education of Cuité-PB. Also, the study was based on Content Analysis technique, thematic mode, and the results are presented by means of textual description, from the speech of participant subjects. The results appoint that school is configured as a favorable environment to the transmission of infectious and parasitic diseases due to factors as inadequate personal hygiene, close contact among children and poor hygienic-sanitary conditions. The interviewees mentioned influenza and hepatitis as the infectious diseases that more affect children in preschool age. Furthermore, in relation to parasitic diseases, teachers mentioned the lack of hygiene as the main factor of transmission. When investigating about how teachers have contributed with the prevention practices of infectious and parasitic diseases at school, it is verified the exposition of informative content as the most used action. During the interviews, the teachers specified the actions of the School Health Program, clearly stating that it does not address questions related to the prevention of infectious and parasitic diseases. Given these questions, it is necessary the implantation of actions destined to the prevention of infectious and parasitic diseases. These actions should be approached in schools by the teachers of Early Childhood Education, because children are more exposed to the risk factors in this period. Moreover, children need to acquire knowledge by means of educative actions that promote the sensitization about the improvement in their life quality.
???metadata.dc.description.resumen???: Las enfermedades infecciosas y parasitarias representan un problema de salud pública en Brasil, ya que presentan una alta tasa de morbilidad y mortalidad, afectando a más niños en edad escolar por inmadurez inmunológica, malos hábitos de higiene y por recibir atención integral en guarderías y escuelas. Haciendo hincapié en la necesidad de desarrollar un estudio científico sobre la importancia de la promoción de la salud a través de acciones educativas orientadas a la prevención y atención, este estudio tiene como objetivo analizar las medidas aplicadas por los docentes de las escuelas municipales de Educación Infantil de la ciudad de Cuité - PB, sobre la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias entre los niños. Se trata de un estudio exploratorio con enfoque cualitativo, realizado a través de una encuesta bibliográfica y entrevista semiestructurada a siete docentes de preescolar de Cuité-PB, basado en la técnica de Análisis de Contenidos en la modalidad temática, y los resultados se presentan a través de la modalidad textual. descripción de los discursos de los sujetos participantes. Los resultados muestran que la escuela representa un entorno propicio para la transmisión de enfermedades infecciosas y parasitarias debido a factores como la inadecuada higiene personal, el estrecho contacto entre los niños y las deficientes condiciones higiénico-sanitarias del lugar. Los entrevistados citaron la gripe y la hepatitis como las enfermedades infecciosas que más afectan a los niños en edad preescolar. En relación a las enfermedades parasitarias, los docentes informaron que la falta de higiene es el principal factor de transmisión. Al investigar cómo los profesores han contribuido a las prácticas de prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias en la escuela, se encontró que la exposición de contenido informativo fue la acción más utilizada. Durante las entrevistas, los docentes concretaron las acciones del Programa de Salud Escolar, dejando claro que no aborda temas relacionados con la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias. Ante estos temas, es necesario implementar acciones dirigidas a la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias, las cuales deben ser abordadas en las escuelas por los docentes de los grados iniciales de educación, ya que es durante este período cuando los niños están más expuestos a factores de riesgo y necesidad de adquirir conocimientos a través de actividades educativas que promuevan la conciencia sobre la mejora de su calidad de vida.
Keywords: Doenças Parasitárias
Doenças Transmissíveis
Educação em Saúde
Educação Infantil
Parasitic Diseases
Transmissible Diseases
Health Education
Early Childhood Education
Enfermedades parasitarias
Enfermedades contagiosas
Educación para la salud
Educación Infantil
???metadata.dc.subject.cnpq???: Saúde Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10336
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE DE ARAÚJO SOUTO - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2013.pdfAline de Araújo Souto - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 2013791.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.