Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.contributor.advisor1IDNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA , Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.referee2BUENO, Maria Ioneida Ramalho.-
dc.description.resumoO reforço escolar tem sido uma prática adotada por pessoas que busca nesta atividade informal o caminho para garantir a melhora do rendimento escolar dos seus filhos que na escola de ensino regular não consegue acompanhar o ritmo da turma. Contudo, é de grande importância fundamentar estudos que tragam para as discussões e debates a eficiência deste tipo de trabalho, quais os profissionais que são capacitados para o mesmo e se os alunos conseguem desenvolver a aprendizagem a partir destes reforços escolares extra-escola. Neste contexto, o presente estudo traz como enfoque o reforço escolar fora das escolas, ou seja, por particulares, cujo objetivo maior é investigar qual a vertente predominante no reforço escolar extra-escolar, se ha vantagens ou limitações. O reforço escolar é uma atividade que vem crescendo no âmbito da promoção da melhor qualidade do ensino e aprendizagem, visando melhorar o rendimento escolar do aluno. Essa prática tem sido adotada pelas próprias escolas que tem buscado essa opção para tentar minimizar as dificuldades dos alunos no que diz respeito aos conteúdos ministrados em sala de aula. Todavia, para subsidiar a abordagem do tema, a metodologia adotada compreende um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa, através da escala estatística IBM APSS Statistics Essentials for R version 1.8. As conclusões alcançadas neste estudo demonstram que essa temática não tem sido discutida de forma ampla, são poucos os estudos inerentes ao reforço escolar extra-escola, fazendo necessário que se ampliem as discussões e os estudos para poder se chegar a uma conclusão mais efetiva e eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleReforço escolar extra escola: um enfoque acerca dessa prática na visão de professores que ministram estas aulas no município de Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe tutoring has been a practice adopted by people who search this informal activity the way to ensure the improvement of the academic performance of their children in mainstream school can not keep pace with the class. However, it is of great importance to support studies that bring the discussions and debates the effectiveness of this type of work, which the professionals who are trained to the same and if students can develop the learning from these reinforcements school extra-school. In this context, this study brings to focus the tutoring outside school, ie, by individuals whose main objective is to investigate what the predominant in-school tutoring, if there advantages or limitations. The tutoring is an activity that is growing in promoting the best quality of teaching and learning in order to improve the academic performance of the student. This practice has been adopted by the school that has tried this option to try to minimize the difficulties of students with regard to the content taught in the classroom. However, to support an approach to the topic, the methodology includes an exploratory and descriptive quantitative approach through scale statistical IBM APSS Statistics Essentials for R version 1.8. The conclusions reached in this study demonstrate that this theme has been discussed widely, there are few studies of scaling up school extra-school, making it necessary to broaden the discussions and studies to be able to reach a conclusion more effective and efficient.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10371-
dc.date.accessioned2019-12-19T17:16:59Z-
dc.date.available2019-12-19-
dc.date.available2019-12-19T17:16:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAula de reforçopt_BR
dc.subjectReforço escolar - município de Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectProfessor de reforçopt_BR
dc.subjectReview Lesson-
dc.subjectSchool Reinforcement - Municipality of Cajazeiras - Paraíba-
dc.subjectTutor-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Maria Jonábia Farias.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExtra school reinforcement: a focus on this practice in the view of teachers who teach these classes in Cajazeiras - PB.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Maria Jonábia Farias. Reforço escolar extra escola: um enfoque acerca dessa prática na ótica de professores que ministram estas aulas no município de Cajazeiras - PB. 2013. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JONÁBIA FARIAS VIEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2013.pdfMaria Jonábia Farias Vieira. Monografia Pedagogia. CFP 2013.250.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.