Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10374
Title: A contribuição do lúdico no cuidado a crianças com câncer.
Other Titles: The contribution of play in the care of children with cancer.
La contribución del juego en el cuidado de los niños con cáncer.
???metadata.dc.creator???: JALES, Madja Jakêline Nunes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Lidiane Lima de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PINTO, Maria Benegelânia.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMALHO, Marclineide Nobréga de Andrade.
Keywords: Enfermagem;Criança Hospitalizada;Lúdico;Nursing;Hospitalized Child;Playful;Enfermería;Niño
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: JALES, Madja Jakêline Nunes. A contribuição do lúdico no cuidado a crianças com câncer. 2013. 53 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A doença e a hospitalização modificam significativamente a vida habitual de uma criança e de sua família, gerando sofrimento por parte de ambos, principalmente em decorrência de afecções crônicas, como é o caso do câncer, que alteram o cotidiano por meio do tempo de internação e das limitações físicas proporcionadas. Na perspectiva dos profissionais de saúde, a equipe de enfermagem deve trabalhar com o lúdico e o brinquedo, como um aliado no seu fazer diário, entendendo que tal ferramenta se apresenta como um recurso relevante no desenvolvimento de uma assistência de enfermagem de qualidade junto ao cliente pediátrico. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo compreender os efeitos do lúdico no tratamento de crianças com câncer, sob a ótica dos profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de caráter exploratório, realizado no setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro, no município de Campina Grande, Paraíba. A amostra da pesquisa foi composta por quatro enfermeiros e seis técnicos de enfermagem do referido setor. Os dados foram coletados através de entrevista semi- estruturada e foram analisados através do método da análise de conteúdo, tendo como base Bardin. A partir da análise, emergiram-se três categorias: o lúdico como auxílio no desenvolvimento psicológico e biológico da criança, o lúdico como estratégia de redução do sofrimento causado pela doença, melhorando na adesão ao tratamento e o conhecimento da equipe de enfermagem acerca do lúdico. Diante disso, o estudo evidenciou que a inserção de atividades lúdicas no ambiente hospitalar contribuem bastante para o desenvolvimento psicológico e biológico da criança, além de proporcionar alegria, satisfação, reduzindo o estresse e o sofrimento causado pela doença. Dessa forma, esta pesquisa nos faz perceber a importância de práticas como estas no ambiente de oncologia pediátrica, além de ser uma estratégia também para melhorar o cuidado humanizado no ambiente hospitalar.
Abstract: Illness and hospitalization significantly change the usual life of a child and his family, causing suffering on the part of both, mainly due to chronic conditions, such as cancer, altering the daily through the hospitalization time and physical limitations provided. From the perspective of health professionals, nursing staff should work with the playful and toy as an ally in your daily do, understanding that such a tool is presented as a relevant resource in the development of a quality nursing care with the pediatric client. From this perspective, the present study aimed to understand the effects of play in the treatment of children with cancer, from the perspective of nursing professionals. This is a study with a qualitative, exploratory, conducted in the department of Pediatric Oncology, University Hospital Alcides Carneiro, in Campina Grande, Paraíba. The study sample was composed of four nurses and six nursing technicians of this sector. Data were collected through semi-structured interviews and were analyzed using the content analysis method, based Bardin. From the analysis, three categories emerged: the ludic as aid in the development of psychological and biological child, play as a strategy for reducing the suffering caused by the disease, improving treatment adherence and knowledge of the nursing staff about the play. Thus, the study showed that the inclusion of recreational activities in the hospital greatly contribute to the development of psychological and biological child, and provide joy, satisfaction, reducing stress and suffering caused by the disease. Thus, this research makes us realize the importance of the environment in which these practices pediatric oncology, and is also a strategy to improve the humanized care in the hospital environment.
???metadata.dc.description.resumen???: La enfermedad y la hospitalización modifican significativamente la vida habitual de un niño y su familia, provocando sufrimiento en ambos, principalmente por enfermedades crónicas, como el cáncer, que cambian la vida diaria a través de la duración de la estancia y las limitaciones físicas proporcionadas. Desde la perspectiva de los profesionales de la salud, el equipo de enfermería debe trabajar con el juego y los juguetes, como un aliado en su trabajo diario, entendiendo que esta herramienta es un recurso relevante en el desarrollo de una atención de enfermería de calidad con el cliente pediátrico. Desde esta perspectiva, este estudio tuvo como objetivo comprender los efectos del juego en el tratamiento de niños con cáncer, desde la perspectiva de los profesionales de enfermería. Se trata de un estudio con abordaje cualitativo, de carácter exploratorio, realizado en el sector de Oncología Pediátrica del Hospital Universitario Alcides Carneiro, en la ciudad de Campina Grande, Paraíba. La muestra de investigación estuvo conformada por cuatro enfermeras y seis técnicos de enfermería de ese sector. Los datos se recolectaron a través de entrevistas semiestructuradas y se analizaron mediante el método de análisis de contenido, basado en Bardin. Del análisis surgieron tres categorías: lúdico como ayuda en el desarrollo psicológico y biológico del niño, lúdico como estrategia para reducir el sufrimiento causado por la enfermedad, mejorando la adherencia al tratamiento y el conocimiento del equipo de enfermería sobre lo lúdico. Por ello, el estudio demostró que la inclusión de actividades recreativas en el entorno hospitalario contribuye en gran medida al desarrollo psicológico y biológico del niño, además de brindar alegría, satisfacción, disminuir el estrés y el sufrimiento provocado por la enfermedad. Así, esta investigación nos hace darnos cuenta de la importancia de prácticas como estas en el ámbito de la oncología pediátrica, además de ser una estrategia para mejorar la atención humanizada en el ámbito hospitalario.
Keywords: Enfermagem
Criança Hospitalizada
Lúdico
Nursing
Hospitalized Child
Playful
Enfermería
Niño
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem Pediátrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10374
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MADJA JAKELINE NUNES JALES - TCC BACHARELADO EM ENFERMAGEM CES 2013.pdfMadja Jakêline Nunes Jales - TCC Bacharelado em Enfermagem CES 20131.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.