Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10387
Title: Uma abordagem multicriterial dos acidentes de trânsito no Brasil.
Other Titles: A multicriteria approach to traffic accidents in Brazil.
???metadata.dc.creator???: LIRA, André Agra Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RABBANI, Simin Jalali Rahnemay.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Juarez Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GOMES, Luiz Flávio Autran Monteiro.
Keywords: Acidentes de Trânsito - Brasil;Acidentes de Trânsito - Estatística;Segurança no Trânsito;Educação no Trânsito;Método de Análise Hierárquica - AHP;Métodos de Decisão Multicriterial;Traffic Accidents - Brazil;Traffic Accidents - Statistics;Traffic Safety;Traffic Education;Hierarchical Analysis Method - AHP;Multicriterial Decision Methods
Issue Date: Apr-1993
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, André Agra Gomes de. Uma abordagem multicriterial dos acidentes de trânsito no Brasil. 1993. 164f. (Dissertação) Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1993. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10387
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação é um estudo, baseado na "abordagem sistêmica", das principais causas dos acidentes de trânsito no Brasil. Compara-se as estatísticas brasileiras de acidentes com os de alguns outros países na Asia, Africa, Europa e E.U.A. O estudo mostra, ainda, que para se obter resultados satisfatórios, o problema dos acidentes de trânsito deve ser considerado dentro de um contexto que envolva aspectos de ordem social, cultura, política e econômica. Por outro lado, entende-se que a aplicação de métodos de decisão multicriterial é adequada para avaliar os projetos de segurança no trânsito. O Método de Análise Hierárquica - AHP - é aplicado a um caso da malha viária de Campina Grande, cidade de porte médio situada no Nordeste do Brasil, o qual se caracteriza pela ocorrência de sérios acidentes de trânsito. A dissertação termina com as- conclusões gerais e indicação de tópicos para estudos futuros.
Abstract: This dissertation is a study, based on the "systemic approach", of the main causes of traffic accidents in Brazil. The Brazilian statistics of accidents with those of some other countries in Asia, Africa, Europe and the U.S. The study also shows that in order to obtain satisfactory results, the problem of motor vehicle accidents traffic should be considered within a context that involve aspects of social order, culture, politics and economical. On the other hand, it is understood that the application of Multicriterial decision methods is suitable for evaluating traffic safety projects. The Hierarchical Analysis Method - AHP - is applied to a case of the road network of Campina Grande, a large city located in northeastern Brazil, which is characterized by serious traffic accidents. The dissertation ends with the general conclusions and indication of topics for future studies.
Keywords: Acidentes de Trânsito - Brasil
Acidentes de Trânsito - Estatística
Segurança no Trânsito
Educação no Trânsito
Método de Análise Hierárquica - AHP
Métodos de Decisão Multicriterial
Traffic Accidents - Brazil
Traffic Accidents - Statistics
Traffic Safety
Traffic Education
Hierarchical Analysis Method - AHP
Multicriterial Decision Methods
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil e Ambiental
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10387
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉ AGRA GOMES DE LIRA - DISSERTAÇÃO PPGECA 1993.pdfAndré Agra Gomes de Lira - Dissertação PPGECA 1993. 24.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.