Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886025037731904pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, Josenilton Patrício.
dc.contributor.referee2MELO, Rosilene Alves de.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre geografia e literatura a partir da obra ―Vidas Secas‖, de Graciliano Ramos, a partir das possibilidades para o ensino de geografia. Para concretizar tal objetivo, partimos de uma análise discursiva acerca dos enfoques dessas duas áreas do conhecimento, tendo por base a pesquisa bibliográfica que envolve o tema em discussão. Partindo dessa perspectiva de discussão, empreendemos inicialmente a apresentação de alguns conceitos que balizam a organização da literatura, enquanto campo de conhecimento e da dimensão geográfica presente na obra em discussão. A seguir identificamos além dos conceitos, temáticas e práticas ligadas à geografia, bem como representações geográficas encontradas no romance, fazendo um breve resumo dos capítulos que compõem a obra. Tendo como referência a Seca, principal temática geográfica abordada na obra, apresentamos as principais Secas e as políticas públicas voltada para a região Nordeste, mais especificamente para o semiárido, resgatando, dessa forma, o contexto geográfico em que o autor estava inserido, quando da escrita da obra. Considerando a riqueza de representações geográficas contidas no romance, estabelecemos um conjunto de possibilidades para o desenvolvimento do ensino de geografia no Ensino Fundamental, tendo como referência a apresentação de uma proposta para o desenvolvimento de uma atividade de ensino, apresentando objetivos, metodologias, procedimentos e avaliação tendo como foco as relações entre geografia e literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleGeografia e literatura: um posicionamento a partir da obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos.pt_BR
dc.date.issued2013-06-13
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the relationship between geography and literature from Graciliano Ramos's “Dry Lives” work, based on the possibilities for the teaching of geography. To achieve this objective, we start from a discursive analysis about the approaches of these two areas of knowledge, based on the bibliographic research that involves the topic under discussion. From this perspective of discussion, we undertook initially the presentation of some concepts that guide the organization of literature, as a field of knowledge and the geographical dimension present in the work under discussion. THE In the following we identify beyond the concepts, themes and practices related to geography, as well as geographical representations found in the novel by briefly summarizing the chapters that make up the work. With reference to Seca, the main geographic theme addressed In the book, we present the main Droughts and public policies for the region. Northeast, more specifically for the semiarid region, thus rescuing the context in which the author was inserted, when the work was written. Considering the wealth of geographical representations contained in the novel, we have established a set of possibilities for the development of geography teaching in elementary school, taking into reference to the presentation of a proposal for the development of a teaching, presenting objectives, methodologies, procedures and evaluation focusing on the relations between geography and literature.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10390
dc.date.accessioned2019-12-20T11:17:04Z
dc.date.available2019-12-20
dc.date.available2019-12-20T11:17:04Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectLiteratura- representações geográficaspt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectLiterature- geographical representationspt_BR
dc.subjectGeografia e literatura
dc.subjectGraciliano Ramos - Vidas secas - análise
dc.subjectEnsino de Geografia e literatura
dc.subjectSecas no Nordeste
dc.subjectPolíticas Públicas de combate à seca
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Joacileide Bezerra de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography and literature: a position from Graciliano Ramos' "Vidas Secas".pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Joacileide Bezerra de. Geografia e literatura: um posicionamento a partir da obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOACILEIDE BEZERRA DE SOUSA - TCC LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2013.pdfJoacileide Bezerra de Sousa. TCC. Licenciatura em Geografia. 2013614.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.