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Title: Cuidados paliativos: conhecimentos de acadêmicos de enfermagem.
Other Titles: Palliative care: knowledge of nursing students.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Fagner Samuel Negreiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGRA, Glenda.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Nara Calazans Balbino.
Keywords: Conhecimento;Estudantes de enfermagem;Cuidados Paliativos;Knowledge;Nursing students;Palliative Care
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA,Fagner Samuel Negreiros. Cuidados paliativos: conhecimentos de acadêmicos de enfermagem. 2013. 66 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Os cuidados paliativos são reconhecidos como uma abordagem que melhora a qualidade de vida das pessoas e de sua família, quando da presença de doenças terminais, e caracterizam-se por um conjunto de atos profissionais que têm como finalidade o controle dos sintomas do corpo, da mente, do espírito e do social que angustiam o homem em sua finitude. Logo, é preciso, também, a preparação e o investimento para conscientizar os profissionais de saúde de que os pacientes atingidos por males que não têm cura precisam de um cuidado próprio e voltado para lhes proporcionar dignidade e alívio ao seu sofrimento nessa fase da vida. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi compreender o conhecimento de acadêmicos de enfermagem, acerca dos cuidados paliativos. Trata-se uma pesquisa exploratória, descritiva de caráter qualitativa realizada com acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande campus Cuité (UFCG-CES). A amostra da pesquisa foi composta por 20 alunos do curso de enfermagem que estavam cursando o 9° e o 10° períodos. Foram adotados os seguintes critérios para a escolha dos participantes do estudo: que estivessem cursando o último ano do curso de Bacharelado em Enfermagem. Os critérios utilizados obedeceram à Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que norteia pesquisas envolvendo seres humanos. Também foi solicitada permissão para gravar as entrevistas. A pesquisa foi realizada após a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa e anuência do Coordenador da Unidade Acadêmica de Saúde do referido Centro. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada durante o mês de julho de 2013 e foram analisados de acordo com a literatura pertinente seguindo as bases conceituais do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados permitiram formar ideias centrais, em relação ao conhecimento que os acadêmicos participantes da pesquisa possuíam. Nesta perspectiva, as Ideias Centrais encontradas foram: “Os Cuidados Paliativos melhoram a qualidade de vida do paciente no processo de adoecimento e terminalidade mediante uma assistência holística e ética”; “Preparação acadêmica e pessoal”; “Alívio da dor, dos sintomas e terapias alternativas para o bem-estar”; “Qualificação profissional, estrutura física, trabalho em equipe, humanização”. Diante do DSC pode se observar que os acadêmicos de enfermagem mesmo com a ausência de uma disciplina ou de assuntos que ressaltassem sobre a temática “cuidados paliativos”, conseguiram responder às questões norteadoras da pesquisa. Chegando ao final desse estudo, pode ser observado que mesmo sem terem um suporte ideal na academia referente aos Cuidados Paliativos, os acadêmicos participantes possuem um conhecimento de certa forma empírico diante do tema. Diante disso se faz necessário refletir sobre o sentido da vida e do cuidar e, nesse sentido, questionar o processo de ensino-aprendizagem. Reformular o Projeto Pedagógico do Curso, assim como desfragmentar conteúdos e disciplinas são os primeiros passos para a mudança de paradigmas no que se refere aos Cuidados Paliativos.
Abstract: Palliative care is recognized as an approach that improves the quality of life of people and their families, when the presence of terminal illnesses, and are characterized by a set of professional acts that are intended to control the symptoms of the body, mind, spirit and social distress the man in his finitude. Therefore, it is also necessary to prepare and investment to educate health professionals that patients suffering from ailments that have no cure need a proper care and returned to give them dignity and relief to their suffering in this life stage. Accordingly, the aim of this study was to understand the knowledge of nursing students about palliative care. This is an exploratory, descriptive qualitative character performed with nursing students at the Federal University of Campina Grande campus Cuité ( UFCG -CES ). The research sample consisted of 20 students of nursing who were attending the 9th and 10th periods. We used the following criteria for the selection of participants in the study: they were attending the last year of the Bachelor of Nursing and who agreed to participate in research that signed the Informed Consent Form and Clarification. The criteria used complied with Resolution 466/2012 of the National Health Council that guides research involving humans. He also asked permission to record the interviews. The survey was conducted after approval by the Ethics and Research Coordinator and approval of the Academic Unit of Health of the Centre. Data were collected through semi-structured interviews during the month of July 2013 were analyzed according to the literature following the conceptual bases of the Collective Subject Discourse ( CSD). The data allowed to form core ideas in relation to the knowledge that academic research participants had. In this perspective, the central ideas were: "Palliative care improves the quality of life of the patient in the process of illness and terminal illness through a holistic care and ethics"; "Preparation academic and personal", "pain relief, symptoms and therapies alternative to the well -being", "professional qualifications, physical structure, teamwork, humanization. "Before the DSC can be observed that nursing students even with the absence of a subject or subjects that ressaltassem on the theme "palliative care", failed to respond to the questions in the survey. Towards the end of this study, it can be observed that even without an ideal support in academia related to Palliative Care, participating students have a somewhat empirical knowledge on the subject. Therefore it is necessary to reflect on the meaning of life and the care and, thus, questioning the process of teaching and learning. Redesigning the Educational Project Course, as well as defragment content and disciplines are the first steps to changing paradigms in relation to palliative care.
Keywords: Conhecimento
Estudantes de enfermagem
Cuidados Paliativos
Knowledge
Nursing students
Palliative Care
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem de Saúde Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10421
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