Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1052
Title: Cores, emoções e cartazes de cinema: um estudo de respostas emocionais às cores utilizando o espaço afetivo.
Other Titles: Colors, emotions and posters of cinema: a study of emotional responses to the colors using the affective space.
???metadata.dc.creator???: NOGUEIRA, Kennyo Alex Pontes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Wellington Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Lilian Ried Miller.
Keywords: Cartazes de cinema;Gêneros cinematográficos;Designe gráfico - cores;Relação emoções e cores;Espaço afetivo;Respostas emocionais às cores;Influência das cores;Elicitações de emoções;Mensagens visuais - cores;Padrões cromáticos - cores;Estímulos visuais;Graphic Design;color;Emotions
Issue Date: 28-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NOGUEIRA, Kennyo Alex Pontes. Cores, emoções e cartazes de cinema: um estudo de respostas emocionais às cores utilizando o espaço afetivo. 2017. 91f. (Dissertação de Mestrado em Design). Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo aborda a influência das cores na elicitação de emoções com o propósito de se possibilitar uma melhor compreensão da dimensão emocional das cores na criação de mensagens visuais. No contexto desta pesquisa, buscou-se avaliar se as cores podem alterar a resposta emocional a cartazes de cinema ao ponto de associ-á-los a dimensões emocionais opostas às de seus gêneros cinematográficos. O es-tudo foi realizado em duas fases. A primeira, descritiva, foi destinada a identificar, por meio da caracterização quantitativa das cores, os padrões cromáticos mais re-presentativos em conjuntos de cartazes de filmes pertencentes aos gêneros Terror e Comédia Romântica, cujas emoções predominantes estão localizadas em quadran-tes opostos no Espaço Afetivo (RUSSELL, 1980). Na segunda fase, experimental, os padrões cromáticos identificados na fase anterior foram aplicados a imagens figurativas e verificados seus efeitos nas respostas emocionais de um grupo de 50 participantes, por meio da escala Self-Assesment Manikin - SAM (BRADLEY; LANG, 1994). Para a produção dos estímulos visuais, foram usadas imagens do Internatio-nal Affective Picture System - IAPS. A pesquisa descritiva realizada na primeira fase identificou padrões cromáticos com características opostas. O padrão composto pe-las cores com atributos comuns à maioria dos cartazes analisados do gênero Terror apresentou predominância de cores com baixos níveis de saturação e claridade, enquanto que o padrão cromático com atributos comuns à maioria dos cartazes analisados do gênero Comédia Romântica apresentou cores com níveis altos e médios de claridade e saturação. Os resultados do experimento realizado na segunda fase indicam que a influência das cores não foi suficiente para alterar de modo proeminente a percepção dos participantes quanto às dimensões das emoções percebidas nas imagens. No entanto, diferenças percebidas na dispersão das frequências e entre as médias de respostas sugerem que a influência das cores nas respostas emocionais pode variar de acordo com características emocionais inerentes à imagem. Foi possível concluir, portanto, que as cores podem elicitar respostas emocionais distintas, assumindo significados diversos, dependendo da forma como são estabelecidas as relações com os demais elementos da mensagem visual.
Keywords: Cartazes de cinema
Gêneros cinematográficos
Designe gráfico - cores
Relação emoções e cores
Espaço afetivo
Respostas emocionais às cores
Influência das cores
Elicitações de emoções
Mensagens visuais - cores
Padrões cromáticos - cores
Estímulos visuais
Graphic Design
color
Emotions
???metadata.dc.subject.cnpq???: Design
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1052
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KENNYO ALEX PONTES NOGUEIRA - DISSERTAÇÃO PPGDesign 2017..pdfKennyo Alex Pontes Nogueira - Dissertação PPGDesign 2017.4.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.