Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1052
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNOGUEIRA, K. A. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9002131818945342pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, C. P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212993906357383pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Wellington Gomes de.-
dc.contributor.referee2BARROS, Lilian Ried Miller.-
dc.description.resumoEste estudo aborda a influência das cores na elicitação de emoções com o propósito de se possibilitar uma melhor compreensão da dimensão emocional das cores na criação de mensagens visuais. No contexto desta pesquisa, buscou-se avaliar se as cores podem alterar a resposta emocional a cartazes de cinema ao ponto de associ-á-los a dimensões emocionais opostas às de seus gêneros cinematográficos. O es-tudo foi realizado em duas fases. A primeira, descritiva, foi destinada a identificar, por meio da caracterização quantitativa das cores, os padrões cromáticos mais re-presentativos em conjuntos de cartazes de filmes pertencentes aos gêneros Terror e Comédia Romântica, cujas emoções predominantes estão localizadas em quadran-tes opostos no Espaço Afetivo (RUSSELL, 1980). Na segunda fase, experimental, os padrões cromáticos identificados na fase anterior foram aplicados a imagens figurativas e verificados seus efeitos nas respostas emocionais de um grupo de 50 participantes, por meio da escala Self-Assesment Manikin - SAM (BRADLEY; LANG, 1994). Para a produção dos estímulos visuais, foram usadas imagens do Internatio-nal Affective Picture System - IAPS. A pesquisa descritiva realizada na primeira fase identificou padrões cromáticos com características opostas. O padrão composto pe-las cores com atributos comuns à maioria dos cartazes analisados do gênero Terror apresentou predominância de cores com baixos níveis de saturação e claridade, enquanto que o padrão cromático com atributos comuns à maioria dos cartazes analisados do gênero Comédia Romântica apresentou cores com níveis altos e médios de claridade e saturação. Os resultados do experimento realizado na segunda fase indicam que a influência das cores não foi suficiente para alterar de modo proeminente a percepção dos participantes quanto às dimensões das emoções percebidas nas imagens. No entanto, diferenças percebidas na dispersão das frequências e entre as médias de respostas sugerem que a influência das cores nas respostas emocionais pode variar de acordo com características emocionais inerentes à imagem. Foi possível concluir, portanto, que as cores podem elicitar respostas emocionais distintas, assumindo significados diversos, dependendo da forma como são estabelecidas as relações com os demais elementos da mensagem visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqDesignpt_BR
dc.titleCores, emoções e cartazes de cinema: um estudo de respostas emocionais às cores utilizando o espaço afetivo.pt_BR
dc.date.issued2017-07-28-
dc.description.abstractThis study addresses the influence of colors on the elicitation of emotions, with the purpose of enabling a better understanding of the emotional dimension of colors in the creation of visual messages. In the context of this research, we tried to evaluate if the colors can change the emotional response to movie posters to the point of asso-ciating them with emotional dimensions opposed to those of their movie genres. The study was carried out in two phases. The first one, descriptive, was intended to iden-tify, through the quantitative characterization of colors, the most representative color patterns in sets of posters belonging to the genres of Horror and Romantic Comedy, whose predominant emotions are located in opposite quadrants in the Affective Space (RUSSELL, 1980). In the second phase, the chromatic patterns identified in the previous phase were applied to fictitious posters and verified their effects on the emotional responses in a group of 50 participants, through the Self-Assesment Mani-kin - SAM (BRADLEY; LANG, 1994). For the production of the fictional posters, im-ages from the International Affective Picture System - IAPS were used. The descrip-tive research performed in the first phase identified color patterns with opposite char-acteristics. The color pattern with common attributes to most of the analyzed posters of the Horror genre featured predominantly colors with low levels of saturation and brightness, while the color pattern with common attributes to most of the analyzed posters of the Romantic Comedy genre, featured colors with high and medium levels of saturation and brightness. The results of the experiment carried out in the second phase indicate that the influence of the colors was not enough to change the percep-tion of participants in the dimensions of the emotions perceived in the posters. How-ever, perceived differences in the dispersion of frequencies and between the means of responses suggest that the influence of colors on emotional responses may vary according to the emotional characteristics inherent to the image. It was possible, therefore, to conclude that colors can elicit different emotional responses, assuming different meanings, depending on how the relationships with other elements of the visual message are established.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1052-
dc.date.accessioned2018-06-27T17:15:47Z-
dc.date.available2018-06-27-
dc.date.available2018-06-27T17:15:47Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCartazes de cinemapt_BR
dc.subjectGêneros cinematográficospt_BR
dc.subjectDesigne gráfico - corespt_BR
dc.subjectRelação emoções e corespt_BR
dc.subjectEspaço afetivopt_BR
dc.subjectRespostas emocionais às corespt_BR
dc.subjectInfluência das corespt_BR
dc.subjectElicitações de emoçõespt_BR
dc.subjectMensagens visuais - corespt_BR
dc.subjectPadrões cromáticos - corespt_BR
dc.subjectEstímulos visuaispt_BR
dc.subjectGraphic Designpt_BR
dc.subjectcolorpt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNOGUEIRA, Kennyo Alex Pontes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeColors, emotions and posters of cinema: a study of emotional responses to the colors using the affective space.pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Kennyo Alex Pontes. Cores, emoções e cartazes de cinema: um estudo de respostas emocionais às cores utilizando o espaço afetivo. 2017. 91f. (Dissertação de Mestrado em Design). Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KENNYO ALEX PONTES NOGUEIRA - DISSERTAÇÃO PPGDesign 2017..pdfKennyo Alex Pontes Nogueira - Dissertação PPGDesign 2017.4.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.