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Title: Contribuição ao projeto de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego, através da utilização do cone de penetração dinâmica.
Other Titles: Contribution to the design of low-traffic urban pavements through the use of the dynamic penetration cone.
???metadata.dc.creator???: JORDÃO, Hugo Pimentel.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEZERRA, Raimundo Leidimar.
Keywords: Dimensionamento de Pavimentos;Método do Índice de Grupo (IG);Método do HRB (Highway Research Board);Método CBR (California Bearing Ratio);Método do DNIT;Método da Prefeitura de São Paulo;Cone de Penetração Estática;Cone de Penetração Dinâmica;Floor Sizing;Group Index (GI) Method;HRB (Highway Research Board) Method;California Bearing Ratio (CBR) Method;DNIT Method;São Paulo City Hall Method;Static Penetration Cone;Dynamic Penetration Cone
Issue Date: 30-Oct-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: JORDÃO, Hugo Pimentel. Contribuição ao projeto de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego, através da utilização do cone de penetração dinâmica. 2009. 118f. (Dissertação) de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10566
???metadata.dc.description.resumo???: Para o dimensionamento de pavimentos e de fundamental importância o conhecimento das características físicas e mecânicas do solo do subleito através de ensaios realizados tanto em laboratório quanto em campo. Os ensaios geotécnicos realizados no campo, tais como o CBR "in situ" e Ensaio de Placa e outros, cujos resultados são utilizados para o dimensionamento de pavimentos, representam de forma mais significativa as condições do solo, porem envolvem equipamentos pesados, de difícil locomoção, instalação e manutenção, o que os torna, em geral, mais onerosos e laboriosos para a obra. O Cone de Penetração Estática (CPE) e o Cone de Penetração Dinâmica (CPD) são equipamentos simples, portáteis, de baixo custo, de fácil execução e que se tornaram uma alternativa para o dimensionamento de pavimentos. Com tais equipamentos e possível determinar o perfil da resistência a penetração de camadas do solo compactado ou em seu estado natural a partir de correlações entre estes ensaios e o ensaio de CBR "in situ", por exemplo. Neste trabalho procurou-se determinar modelos matemáticos, que relacionam os resultados obtidos com o CPE e CPD com os obtidos com o ensaio de CBR "in situ" e adequar um método de dimensionamento de pavimentos urbanos de baixo volume de trafego utilizando os resultados do índice de penetração obtidos com o ensaio do CPD. Os resultados indicam que o ensaio de CPD apresenta uma correlação significativa com o ensaio de CBR "in situ" para os solos do tipo A-2-4, podendo ser utilizado no dimensionamento de pavimentos de vias urbanas de baixo volume de trafego.
Abstract: For design of pavement is fundamental importance the knowledge of the physical features and soil mechanics of subgrade through tests in laboratory or field tests. The field geotechnical tests, like in situ CBR and plate experiment, whose results are used for the pavements design, represent more accurately the soil conditions, but involve heavy equipments, difficult to transport, install maintenance, making them in general, expensive and laborious to work. The Static Cone Penetrometer (SCP) and the Dynamic Cone Penetrometer (DCP) are simple equipments, portable, low cost and easy implementation that became an alternative to the pavement design. With such equipment it is possible to determine the penetration resistance profile of compacted soil layers or in its natural conditions from correlations between this tests and in situ CBR for example. In this study we tried to determine mathematical models that relate the results obtained with the SCP e DCP with those obtained with the in situ CBR test. The results indicate that the SCP and DCP may be used, with the aid of these models, in the urban roads design with low traffic volume and tailor a design method of pavement urban traffic using the results of penetration obtained with the test of CPD. The results indicate that the tests of DCP presents a significant correlation with the in situ CBR test for soil type A-2-4 can be used in the design of pavements for urban roads of low traffic volume.
Keywords: Dimensionamento de Pavimentos
Método do Índice de Grupo (IG)
Método do HRB (Highway Research Board)
Método CBR (California Bearing Ratio)
Método do DNIT
Método da Prefeitura de São Paulo
Cone de Penetração Estática
Cone de Penetração Dinâmica
Floor Sizing
Group Index (GI) Method
HRB (Highway Research Board) Method
California Bearing Ratio (CBR) Method
DNIT Method
São Paulo City Hall Method
Static Penetration Cone
Dynamic Penetration Cone
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil e Ambiental
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10566
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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