Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10587
Title: Estimação e controle em acionamentos com máquinas assíncronas em campo orientado.
Other Titles: Estimation and control in drives with asynchronous field oriented machines.
???metadata.dc.creator???: SOUZA FILHO, Eurico Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: JACOBINA, Cursino Brandão.
SILVA, Edison Roberto Cabral da.
LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Telmo Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Stephan, Richard Magdalena.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SEIXAS, Paulo Fernando.
???metadata.dc.contributor.referee4???: ANTUNES, Fernando Luis Marcelo.
Issue Date: 8-Jul-1993
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA FILHO, Eurico Bezerra. Estimação e controle em acionamentos com máquinas assíncronas em campo orientado. 1993. 190f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1993.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho e uma contribuição ao estudo e desenvolvimento de um sistema de acionamento para maquinas assíncronas, realizado com o auxilio de um microcomputador operando em tempo real Na sua parte material, o sistema e constituído de um inversor trifásico a transistores de potencia destinado a alimentação da maquina por meio de técnicas de modulação em largura de pulso (PWM), um motor de indução com rotor bobinado e um microcomputador IBM-386. Os sinais de corrente e posição do eixo da maquina são obtidos através de um sensor de corrente de efeito Hall e um captor de posição absoluta de nove bits, respectivamente. O sistema de acionamento estático apresentado neste trabalho e composto de uma malha de regulação de corrente, um controlador de fluxo/conjugado segundo o principio de campo orientado indireto e uma malha de regulação de velocidade Diferentes esquemas de controladores de corrente em acionamentos estáticos com o motor de indução, nas versões com histerese e discretos, são apresentados Entretanto, na implementação final do sistema são utilizados os controladores do tipo PI, tanto para os controladores de corrente como aquele destinado ao controle de velocidade Para o dimensionamento e caracteriza^ao dos vários sub-sistemas que dependem dos parâmetros do motor, e apresentado um estudo de estimação paramétrica em duas modalidades a estimação estática e a estimação dinâmica. Tanto na estimação estática quanto na dinâmica e utilizado o método dos mínimos quadrados. Desse estudo resultam duas novas abordagens para a estimação dos parâmetros do modelo do motor de indução Estas novas técnicas contornam os problemas de matrizes mal condicionadas e uma delas e desenvolvida de forma a manter o tempo gasto para a execução do algoritmo constante, independente do número de fontes de dados usados no processo de estimação Finalmente, e desenvolvido neste trabalho um ambiente puramente digital destinado ao acionamento de motores A forma de como foi estruturado o programa e o uso de uma linguagem de alto nível, torna-o bastante flexível, na medida em que mudanças de estratégias e testes, geralmente necessários no inicio do desenvolvimento de qualquer sistema, são facilmente realizadas.
Abstract: This work is a contribution to the study and implementation of a real time microcomputerbased control system for an induction motor drive. The system hardware includes a bipolar transistor three phase inverter, which is used to supply a machine with a PWM voltage waveform and an IBM compatible microcomputer Machine currents and shaft position are obtained with the help of a Hall effect sensor and an absolute optical encoder, respectively. The static drive system, includes current regulator, flux/conjugate field oriented approach and speed regulator. Two different current control schemes in field oriented control, which use hysteresis and discret time current controllers arc discussed However, the PI controller is used for both current controller and speed controller in system implementation. In the design and caractcrization of several parameters dependent system, static estimation and dynamic estimation are analized These estimation techniques are both based on the least square method Two new approaches for parameter estimation are developed in which the i l l - conditioned matrices problem is avoided In one of this techniques the algoritm execution time is independent on the data quantity. Finally, a digital program for drive motors is developed The program structure and the use of high-level language make its use very flexibe in the sense that control strategies, in the test procedure, may be easily changed.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10587
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EURICO BEZERRA DE SOUZA FILHO - TESE PPGEE 1993.pdfEurico Bezerra de Souza Filho - TESE DE DOUTORADO PPGEE 199331.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.