Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
Title: Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.
Other Titles: A decision support system in the accompaniment of learning in education to distance.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Claudivan Cruz.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SCHIEL, Ulrich.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SAMPAIO, Marcus Costa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DOMÍNGUEZ, Arturo Hernandez.
Keywords: Banco de Dados;Mineração de Dados;Informática Aplicada à Educação;Acompanhamento do Aprendizado;Database;Data Mining;Informatics Applied to Education;Learning Tracking
Issue Date: 29-Jul-2003
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, C. C. Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância. 2003. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
???metadata.dc.description.resumo???: Na Educação a Distância - EAD, o acompanhamento do aprendizado é dificultado pela falta de contato corpo a corpo entre professores e alunos e pela falta de uma específica prática pedagógica de acompanhamento para tal modalidade de ensino. Assim, em EAD, é necessário que novos modelos ou estratégias que representem o status de aprendizagem do estudante remoto sejam elaborados. Este trabalho propõe uma estratégia de acompanhamento do aprendizado voltado para EAD baseada nas teorias de acompanhamento do ensino presencial acrescido da tática de análise de dados, onde os fatores de acompanhamento podem ser relacionados para se verificar a aprendizagem de forma mais elaborada; e apresenta o Midas-Poeta, um sistema de apoio à decisão, baseado em Mineração de Dados, para o ambiente Portfolio-Tutor. O objetivo de tal sistema é prover meios para que se possa obter padrões que caracterizem o comportamento dos alunos.
Abstract: In Distance Education - DE, the learning accompaniment is aggravated by the lack of body-to-body contact between teachers and students and by the lack of a specific pedagogical practice of accompaniment for such a teaching modality. This way, in DE, it is necessary to elaborate new models and strategies which represent the learning status of the remote student. This document proposes a learning accompaniment strategy suitable for DE based on accompaniment theories of presencial teaching added with data analysis tactics, where the accompaniment factors can be related together in order to verify the learning process in a more elaborated form. It presents the Midas-Poeta decision support system, using Data Mining algorithms, for the Portfolio-Tutor environment. The goal of such a system is to provide standards which characterize student’s behavior.
Keywords: Banco de Dados
Mineração de Dados
Informática Aplicada à Educação
Acompanhamento do Aprendizado
Database
Data Mining
Informatics Applied to Education
Learning Tracking
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIVAN CRUZ LOPES - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2003.pdfClaudivan Cruz Lopes - Dissertação (PPGCC) 2003.1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.