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Title: A bossa em notas: representações sobre a bossa nova na imprensa do Rio de Janeiro (1959-1963).
Other Titles: Bossa nova in notes: representations of bossa nova in the Rio de Janeiro press (1959-1963).
???metadata.dc.creator???: LYRA, Felipe Andrade de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Marinalva Vilar de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Marcos Antonio da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Carla Mary da Silva.
Keywords: História Cultural;Bossa Nova;Imprensa;Representações;Cultural History;Newspapper;Representations
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LYRA, F. A. de. A bossa em notas: representações sobre a bossa nova na imprensa do Rio de Janeiro (1959-1963). 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de pesquisa tem por intuito analisar as representações da imprensa construídas a respeito da bossa nova, atentando para o fato de como esse gênero/movimento musical esteve em destaque em impressos do Rio de Janeiro a partir da segunda metade do século XX (1959-1963). Através de discussões a respeito da bossa nova, tem-se por objetivo questionar como uma ascendente classe média urbana buscou expressá-la como uma produção popular que atingia toda a sociedade. Neste sentido, por meio das contribuições da Nova História Cultural, serão discutidos e operacionalizados os conceitos de representação e estratégia mediante as contribuições de Roger Chartier e Michel de Certeau, respectivamente, de modo que serão identificadas e analisadas as formas pelas quais os promotores da bossa nova buscaram evidenciar-se, rompendo com a produção musical de então. Através de transformações musicais e novas abordagens temáticas, os músicos da bossa nova tiveram por meio dos impressos a possibilidade de pôr em destaque sua produção musical, embora, praticamente não consumida por grande parte da população.
Abstract: This research aims at analyzing the representations dinlt in the press constructed about Bossa Nova, considering the fact that this genre / musical movement was featured in magazines and newspapper from Rio de Janeiro from the second half of the twentieth century (1959- 1963). Through discussions about Bossa Nova, the objective is to question how an urban middle class ascendant sought to express it as a popular production that affected the whole society. In this sense, through the contributions of the New Cultural History, the concepts of representation and strategy will be discussed and operationalized through the contributions of Roger Chartier and Michel de Certeau, respectively, so that the ways in which the promoters of bossa will be identified and analyzed new look sought to be evident, breaking with the musical production of the time. Through musical transformations and new thematic approaches, the musicians of bossa nova had through the printed ones the possibility of highlighting their musical production, although, practically not consumed by a large part of the population.
Keywords: História Cultural
Bossa Nova
Imprensa
Representações
Cultural History
Newspapper
Representations
???metadata.dc.subject.cnpq???: História da Arte
Música.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10618
Appears in Collections:Mestrado em História.

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