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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4019413552298836pt_BR
dc.contributor.advisor1QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de.-
dc.contributor.advisor1IDQUEIROZ, J.E.R. DEpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1354871864610613pt_BR
dc.contributor.advisor2GOMES, Herman Martins.-
dc.contributor.advisor2IDGOMES, H. M.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4223020694433271pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Joseana Macêdo Fechine Régis de.-
dc.contributor.referee2GURJÃO, Edmar Candeia.-
dc.description.resumoA Renderização Não Fotorrealística é uma área de pesquisa que reside na intersecção entre as áreas de Computação Gráfica, Processamento Digital de Imagens e Arte. A partir de imagens e vídeos capturados de cenas do mundo real, busca-se gerar representações estilizadas e abstratas da realidade, com o propósito de comunicar visualmente a um observador humano ideias ou conceitos. Neste contexto, a presente dissertação tem como objetivo a proposição e a validação de uma abordagem automática para a conversão de vídeos digitais fotorrealísticos em vídeos não fotorrealísticos ao estilo de cartuns. A abordagem proposta consiste das seguintes etapas: (1) suavização dos quadros de vídeo com preservação de bordas, a partir do emprego de um filtro bilateral adaptativo, visando a homogeneizar suas regiões; (2) quantização do espaço cromático, visando à segmentação de regiões e à redução do número de cores dos quadros de vídeo; (3) determinação dos componentes conectados nos quadros, a fim de reduzir efeitos de cintilação e aumentar a coerência temporal do vídeo renderizado; (4) realce dos contornos dos objetos presentes nos quadros, via um detector de bordas; e (5) ajuste do contraste e da saturação dos quadros do vídeo, a fim de melhorar sua visualização. Como resultado da pesquisa, foi implementado um protótipo da abordagem proposta. Além disto, diferentes combinações de parâmetros foram experimentalmente validadas, a partir da sondagem da opinião de voluntários acerca de vídeos selecionados em uma base pública de vídeos digitais. Análises estatísticas sobre os dados coletados do estudo experimental evidenciaram as combinações de parâmetros que produziram os melhores resultados para os participantes do experimento, permitindo, desta forma, identificar as melhores configurações para a utilização satisfatória da abordagem proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAbordagem para a estilização de vídeos digitais.pt_BR
dc.date.issued2019-02-04-
dc.description.abstractNon-photorealistic rendering is a research area that lies in the intersection of Computer Graphics, Digital Image Processing and Art. Using images and videos captured from real world scenes stylized and abstracted representations of reality are generated to visually communicate ideas or concepts to a human observer. Within this context, the present dissertation propose and validate an automatic approach to photorealistic video cartoonization. The approach is composed by the following steps: (1) Edge preserving smooth filtering (Adaptative Bilateral Filter) to smooth video frame regions, (2) Color quantization for region segmentation and to reduce the number of colors in the video, (3) Determination of connected components to reduce flickering effects and temporal coherence enhancement of the rendered video, (4) Edge enhancement using an edge detector, and (5) Saturation and contrast adjustments in the video frames in order to improve visualization. As a result a prototype implementing the proposed approach has been produced. The prototype parameters were experimentally tested and validated using quantitative and qualitative tests consisting of an assessment of the opinion of volunteers on videos extracted from a public digital database. Statistical analyses were conducted upon the collected data in order to indentify parameter combinations and techniques that yielded the best results for the participants of the experiment, thus indicating the best operating conditions for the successful use of the proposed approach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10653-
dc.date.accessioned2020-01-06T09:03:34Z-
dc.date.available2020-01-06-
dc.date.available2020-01-06T09:03:34Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCartunspt_BR
dc.subjectSegmentaçãopt_BR
dc.subjectVídeo Digitalpt_BR
dc.subjectFiltragem Bilateralpt_BR
dc.subjectCartoonizationpt_BR
dc.subjectSegmentationpt_BR
dc.subjectDigital Videopt_BR
dc.subjectBilateral Filterpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Alberto Fagner Ferreira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApproach to the stylization of digital videos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationBARROS, A. F. F. de. Abordagem para a estilização de vídeos digitais. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10653pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

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ALBERTO FAGNER FERREIRA DE BARROS - DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2019.pdfAlberto Fagner Ferreira de Barros - Dissertação PPGCC 20194.77 MBAdobe PDFView/Open


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