Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.advisor1IDSALES NETO, F. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836760295812952pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2UHLE, Ana Rita.
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva analisar as transformações ocorridas na literatura oral no final do século XIX e início do século XX, no que se refere à passagem da literatura oral para a literatura oral escrita, por meio do cordel. Nesse sentido, a problemática deste trabalho analisa o papel desempenhado pelo cordelista Leandro Gomes de Barros no decorrer desse processo, no período equivalente ao início da década de 90 do século XIX e a primeira década do século posterior. Os pressupostos teóricos desta pesquisa foram pautados pelas noções de cultura popular, de literatura oral e de literatura oral escrita. Nessa perspectiva, foram fundamentais na elaboração deste trabalho obras como: “A cultura no plural”, de Certeau; “Literatura oral no Brasil” e “Cinco livros do povo”, de Cascudo; “O que é literatura popular”, de Luyten; “A invenção do Nordeste e outras artes”, de Albuquerque Junior; “Arcanos do verso: trajetórias da literatura de cordel”, de Melo; “História do Brasil em cordel”, de Curran; “Memória de lutas: literatura de folhetos do Nordeste (1893- 1930), de Terra; “O velho Arrial de Piranhas (Pombal)”, de Seixas. A coleta de dados foi obtida através de análise bibliográfica realizada na biblioteca da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras e na Casa da Cultura da cidade de Pombal. Além de folhetos fornecidos por particulares, “Pombal cantando em verso”, do cordelista pombalense José de Sousa Dantas; e “Cordel em arte e verso”, de Moreira de Acopiara. Ambos os cordéis foram utilizados para reforçar a importância de Leandro Gomes de Barros para o surgimento da literatura popular escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titlePalavras no cordão: Leandro Gomes de Barros e a passagem da literatura oral para a literatura oral escrita (cordel, 1893-1910).pt_BR
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis research aims to analyze the changes occurring in the oral literature in the late nineteenth and early twentieth century, with regard to the passage of oral literature to literature oral written, through the string. In this sense, the issue of this paper examines the role played by cordelist Leandro Gomes de Barros in the process, in the same period to the beginning of the 90s of the XIX century and the first decade of this century later. The theoretical background of this research was guided by notions of popular culture, oral literature and oral literature written. From this perspective, were instrumental in producing this work works as: "The culture in the plural," of Certeau, "Oral Literature in Brazil" and "Five books of the people," of Cascudo, "What is popular literature" by Luyten; "The invention of the Northeast and other arts," of Albuquerque Junior; "Arcanos of the verse: trajectories of string literature," of Melo, "History of Brazil in string," of Curran; "Memory struggles: literature handouts Northeast (1893 - 1930), of Terra; "The old Arrial of Piranhas (Pombal)," of Seixas. Data collection was obtained through literature review conducted in the library of the Federal University of Campina Grande, Campus Cajazeiras and the House of Culture in Pombal. Besides brochures provided by individuals, "Pombal singing in verse," of the Pombalense cordelist José de Sousa Dantas, and "String in art and verse," of Moreira de Acopiara. Both strings were used to reinforce the importance of Leandro Gomes de Barros for the emergence of popular literature written.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10661
dc.date.accessioned2020-01-06T10:33:38Z
dc.date.available2020-01-06
dc.date.available2020-01-06T10:33:38Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel – 1893-1910pt_BR
dc.subjectLiteratura oralpt_BR
dc.subjectLiteratura escritapt_BR
dc.subjectBarros, Leandro Gomes - transição literatura oral para escritapt_BR
dc.subjectCordel Literature - 1893-1910pt_BR
dc.subjectOral literaturept_BR
dc.subjectWritten literaturept_BR
dc.subjectBarros, Leandro Gomes - transition from oral to written literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Gislanea Nunes
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWords in the cord: Leandro Gomes de Barros and passage from oral to oral literature (cordel, 1893-1910).pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Gislanea Nunes. Palavras no cordão: Leandro Gomes de Barros e a passagem da literatura oral para a literatura oral escrita (cordel, 1893-1910). 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISLANEA NUNES COSTA.TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA.2012.pdfGislanea Nunes Costa. TCC. Licenciatura Plena em História.2012.367.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.