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Title: Resistência à fratura de revestimentos aplicados ao aço ASTM a 516 Gr 60 para uso na área de petróleo e gás.
Other Titles: Fracture resistance of coatings applied to ASTM 516 Gr 60 steel for use in the oil and gas field.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Danielton Gomes dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Marco Antonio dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACIEL, Theophilo Moura.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMORIM JÚNIOR, Wanderley Ferreira de.
Keywords: Revestimentos de Níquel.;Tintas Protetoras.;Resistência à Fratura de Revestimentos.;Defeitos em Pintura.;Aço C-Mn.;Ensaios de Tração.;Revestimentos para Metais.;Nickel Coatings.;Protective Paints.;Fracture Resistance of Coatings.;Painting Defects.;C-Mn Steel.;Tensile Tests.;Coatings for Metals.
Issue Date: Dec-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Danielton Gomes dos. Resistência à fratura de revestimentos aplicados ao aço ASTM a 516 Gr 60 para uso na área de petróleo e gás. 2011. 102f. (Dissertação) Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais, Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10685
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho avaliou-se a resistência a fratura de revestimentos aplicados em substrato metálico do tipo ago manganês (ASTM A 516 Gr 60), visando aplicações na industria de petróleo e gás. Para tanto foram confeccionados corpos de prova de tração de secção transversal retangular (Norma ASTM E 8M), usando como substrato o ago ao manganês (ASTM A 516 Gr. 60). Os revestimentos estudados foram. a) Niquel depositado pelo processo eletrolítico, com espessura media de camada depositada de 20 urn; b) Tintas epóxi "Novolac" (N-2912 - Petrobras, Tipos I, II e III, desenvolvidas no CENPESPETROBRAS), tendo como finalidade principal a proteção contra a corrosão. Com o objetivo de analisar a resistência a fratura do revestimento e ao mesmo tempo o comportamento desta resistência com a rugosidade do substrato, corpos de prova de tração com três perfis de rugosidade Ry (20, 40 e 60 urn) foram confeccionados para os ensaios com revestimento de Niquel eletrolítico. Para os revestimentos com tintas poliméricas a rugosidade do substrato foi do tipo Sa 2 Yz (media de 80 urn - jateamento a seco). Por outro lado, os revestimentos com tintas epóxi foram submetidos a testes de aderência por tração (Norma ASTM 4541). Os ensaios de tração, com a finalidade de determinar a resistência a fratura do revestimento, foram realizados a temperatura ambiente com os seguintes níveis de cargas. 30%, 50%, 70%, 90%, 110%, 120% e 130% do limite de escoamento do substrato. Os resultados mostraram que para os revestimentos de níquel a trinca surgia com uma carga de 90% da tensão de escoamento do substrato. Os revestimentos com as tintas epóxi do tipo I, II e III apresentaram uma boa resistência ao aparecimento da trinca durante os carregamentos, visto que apenas a tinta tipo I apresentou trincas ao nível de 110% da tensão de escoamento do substrato. Testes de aderência, por tração, realizados nos revestimentos com as tintas epóxi apresentaram uma resistência de 15 MPa, valor consistente para estes revestimentos.
Abstract: In this work the fracture resistance of applied coatings in metallic substratum of type manganese steel (ASTM A 516 Gr. 60) for applications in petroleum and gas industry was evaluated. For this, traction specimens of rectangular traverse section were made (Norma ASTM AND 8M), using steel (ASTM A 516 Gr. 60) as substratum manganese. The studied coverings were: a) Nickel deposited by electrolytic process with medium thickness of 20 urn; b) Epoxy paints of type I, II and III (N-2912 - Petrobras) developed in CENPES-PETROBRAS for protection against the corrosion. With the objective of analyzing the fracture resistance of the coatings and at the same time the relationship between this resistance and surface roughness, traction specimens with three roughness profiles Ry (20, 40 and 60 urn) were made for the tests with electrolytic Nickel coating. For the coatings with epoxy paints the substratum roughness was Sa 2 Vz (average of 80 urn - dry-sand blasting). On the other hand, the coatings with epoxy paints were submitted to traction adherence tests (Norma ASTM 4541). The traction tests with the purpose to determine the fracture resistance of the coatings were accomplished at room temperature with the following loads levels: 30%, 50%, 70%, 90%, 110%, 120% and 130% of the substratum flow stress. The results showed that for the nickel coatings the cracks appeared with a load of 90% of the substratum flow stress. The coatings with the epoxy paints of the type I, II and III presented a good resistance to cracks during the loading. Only the type I paint presented cracks at the level of 110% of substratum flow stress. The epoxy paints presented a resistance of 15 MPa to traction adherence tests, a solid value for these coatings.
Keywords: Revestimentos de Níquel.
Tintas Protetoras.
Resistência à Fratura de Revestimentos.
Defeitos em Pintura.
Aço C-Mn.
Ensaios de Tração.
Revestimentos para Metais.
Nickel Coatings.
Protective Paints.
Fracture Resistance of Coatings.
Painting Defects.
C-Mn Steel.
Tensile Tests.
Coatings for Metals.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia de Materiais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10685
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