Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10692
Title: Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.
Other Titles: Students' conceptions about dinosaurs: a study in the basic education of Picuí - PB.
Concepciones de los estudiantes sobre los dinosaurios: un estudio en educación básica en Picuí - PB.
???metadata.dc.creator???: LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Marcus José Conceição.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Ana Maria da.
Keywords: Concepções Espontâneas;Ensino de Paleontologia;Fósseis;Spontaneous Conceptions;Teaching of Paleontology;Fossil;Concepciones espontáneas;Enseñanza de la paleontología;Fósiles
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro. Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB. 2013. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A paleontologia, por tratar de uma realidade misteriosa e de certa forma desconhecida, desperta fascínio em muitas pessoas. O interesse associado a pouca divulgação científica sobre a temática mantém mitos, erros conceituais e concepções espontâneas tanto em crianças quanto em adultos. Faz-se necessário uma maior inserção de temas paleontológicos no ensino de ciências e biologia visto que a região nordeste, apresenta uma grande importância para o estudo da paleontologia brasileira. Esse trabalho de pesquisa, de natureza qualitativa, estudou as concepções de estudantes do ensino básico (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) acerca de temas paleontológicos, especialmente os fósseis e dinossauros. A coleta dos dados se deu por meio de questionários aplicados aos alunos de diferentes séries. Foi possível perceber, por meio da análise de conteúdo, que embora existam problemas que dificultem o ensino e aprendizagem de paleontologia na educação básica, os alunos apresentam conhecimentos diversos sobre essa temática que mesclam senso comum, fantasias e saberes científicos. Pretende-se que, a partir dos resultados dessa pesquisa, se possam construir estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem de paleontologia com uma visão científica e crítica.
Abstract: Paleontology, by dealing with a mysterious and somewhat unknown reality, arouses fascination in many people. The interest associated with little scientific divulgation on this theme maintain myths, conceptual errors and spontaneous conceptions both in children and adults. It becomes necessary a greater insertion of paleontological topics in science and biology teaching, since the Northeast region presents a great importance for the study of Brazilian paleontology. This research paper, with qualitative nature, studied the conceptions of students from the basic education (5th and 9th grade from Ensino Fundamental and 3th grade from Ensino Médio) about paleontological themes, especially the fossils and dinosaurs. The data collection was made through questionnaires realized by students from different grades. It was possible to perceive through the content analyses, that although there are problems which makes the teaching and learning of paleontology in the basic education difficult, the students presents different knowledge about these theme which mixes common sense, fantasies and science. We intended that, from the results of this research, it can be built teaching strategies that promote the learning of paleontology with a scientific and criticism view.
???metadata.dc.description.resumen???: La paleontología, al tratarse de una realidad misteriosa y algo desconocida, despierta fascinación en muchas personas. El interés asociado a la poca divulgación científica sobre el tema mantiene mitos, errores conceptuales y concepciones espontáneas tanto en niños como en adultos. Es necesaria una mayor inserción de temas paleontológicos en la enseñanza de las ciencias y la biología ya que la región nordeste tiene una gran importancia para el estudio de la paleontología brasileña. Este trabajo de investigación, de carácter cualitativo, estudió las concepciones de estudiantes de primaria (5° y 9° año de Enseñanza Básica y 3° de Enseñanza Media) sobre temas paleontológicos, en especial fósiles y dinosaurios. La recolección de datos se realizó a través de cuestionarios aplicados a estudiantes de diferentes grados. Se pudo percibir, a través del análisis de contenido, que si bien existen problemas que dificultan la enseñanza y el aprendizaje de la paleontología en la educación básica, los estudiantes poseen conocimientos diversos sobre este tema que mezclan el sentido común, las fantasías y el conocimiento científico. Se pretende que, a partir de los resultados de esta investigación, se puedan construir estrategias didácticas que favorezcan el aprendizaje de la paleontología con una visión científica y crítica.
Keywords: Concepções Espontâneas
Ensino de Paleontologia
Fósseis
Spontaneous Conceptions
Teaching of Paleontology
Fossil
Concepciones espontáneas
Enseñanza de la paleontología
Fósiles
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10692
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA KELLY PINHEIRO LUCENA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdf Bruna Kelly Pinheiro Lucena - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013491.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.