Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUCENA, B. K. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3251184942653678pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.contributor.referee1LOPES, Marcus José Conceição.-
dc.contributor.referee2SILVA, Ana Maria da.-
dc.description.resumoA paleontologia, por tratar de uma realidade misteriosa e de certa forma desconhecida, desperta fascínio em muitas pessoas. O interesse associado a pouca divulgação científica sobre a temática mantém mitos, erros conceituais e concepções espontâneas tanto em crianças quanto em adultos. Faz-se necessário uma maior inserção de temas paleontológicos no ensino de ciências e biologia visto que a região nordeste, apresenta uma grande importância para o estudo da paleontologia brasileira. Esse trabalho de pesquisa, de natureza qualitativa, estudou as concepções de estudantes do ensino básico (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) acerca de temas paleontológicos, especialmente os fósseis e dinossauros. A coleta dos dados se deu por meio de questionários aplicados aos alunos de diferentes séries. Foi possível perceber, por meio da análise de conteúdo, que embora existam problemas que dificultem o ensino e aprendizagem de paleontologia na educação básica, os alunos apresentam conhecimentos diversos sobre essa temática que mesclam senso comum, fantasias e saberes científicos. Pretende-se que, a partir dos resultados dessa pesquisa, se possam construir estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem de paleontologia com uma visão científica e crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.titleConcepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractPaleontology, by dealing with a mysterious and somewhat unknown reality, arouses fascination in many people. The interest associated with little scientific divulgation on this theme maintain myths, conceptual errors and spontaneous conceptions both in children and adults. It becomes necessary a greater insertion of paleontological topics in science and biology teaching, since the Northeast region presents a great importance for the study of Brazilian paleontology. This research paper, with qualitative nature, studied the conceptions of students from the basic education (5th and 9th grade from Ensino Fundamental and 3th grade from Ensino Médio) about paleontological themes, especially the fossils and dinosaurs. The data collection was made through questionnaires realized by students from different grades. It was possible to perceive through the content analyses, that although there are problems which makes the teaching and learning of paleontology in the basic education difficult, the students presents different knowledge about these theme which mixes common sense, fantasies and science. We intended that, from the results of this research, it can be built teaching strategies that promote the learning of paleontology with a scientific and criticism view.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10692-
dc.date.accessioned2020-01-06T15:18:24Z-
dc.date.available2020-01-06-
dc.date.available2020-01-06T15:18:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectConcepções Espontâneaspt_BR
dc.subjectEnsino de Paleontologiapt_BR
dc.subjectFósseispt_BR
dc.subjectSpontaneous Conceptionspt_BR
dc.subjectTeaching of Paleontologypt_BR
dc.subjectFossilpt_BR
dc.subjectConcepciones espontáneas-
dc.subjectEnseñanza de la paleontología-
dc.subjectFósiles-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudents' conceptions about dinosaurs: a study in the basic education of Picuí - PB.pt_BR
dc.title.alternativeConcepciones de los estudiantes sobre los dinosaurios: un estudio en educación básica en Picuí - PB.-
dc.identifier.citationLUCENA, Bruna Kelly Pinheiro. Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB. 2013. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.pt_BR
dc.description.resumenLa paleontología, al tratarse de una realidad misteriosa y algo desconocida, despierta fascinación en muchas personas. El interés asociado a la poca divulgación científica sobre el tema mantiene mitos, errores conceptuales y concepciones espontáneas tanto en niños como en adultos. Es necesaria una mayor inserción de temas paleontológicos en la enseñanza de las ciencias y la biología ya que la región nordeste tiene una gran importancia para el estudio de la paleontología brasileña. Este trabajo de investigación, de carácter cualitativo, estudió las concepciones de estudiantes de primaria (5° y 9° año de Enseñanza Básica y 3° de Enseñanza Media) sobre temas paleontológicos, en especial fósiles y dinosaurios. La recolección de datos se realizó a través de cuestionarios aplicados a estudiantes de diferentes grados. Se pudo percibir, a través del análisis de contenido, que si bien existen problemas que dificultan la enseñanza y el aprendizaje de la paleontología en la educación básica, los estudiantes poseen conocimientos diversos sobre este tema que mezclan el sentido común, las fantasías y el conocimiento científico. Se pretende que, a partir de los resultados de esta investigación, se puedan construir estrategias didácticas que favorezcan el aprendizaje de la paleontología con una visión científica y crítica.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA KELLY PINHEIRO LUCENA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2013.pdf Bruna Kelly Pinheiro Lucena - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2013491.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.