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Title: Um sistema óptico de reconhecimento de trajetórias para veículos automáticos.
Other Titles: An optical trajectory recognition system for automatic vehicles.
???metadata.dc.creator???: BORGES, Geovany Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DEEP, Gurdip Singh.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Péricles Rezende.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ARAÚJO, Aldayr Dantas de.
Keywords: Processamento da Informação;Sistema Óptico;Veículos Automáticos;Guia de Trajetória;Unidade de Aquisição de Imagem;Information Processing;Optical System;Automatic Vehicles;Trajectory Guide;Image Acquisition Unit
Issue Date: 19-Jun-1998
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BORGES, Geovany Araújo. Um sistema óptico de reconhecimento de trajetórias para veículos automáticos. 1998. 159 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande, Paraíba, Brasil, 1998.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta um sistema óptico de reconhecimento de guias de trajetórias para veículos automáticos. Este sistema apresenta como principais vantagens um baixo custo, simplicidade e uma alta taxa de amostragem. Seu uso e indicado para o reconhecimento de guias de trajetória ópticas não-refletoras, pintadas sobre um solo piano e nivelado, em um sistema de guiagem de veículos automáticos. A detecção da trajetória de referenda e feita pela Unidade de Aquisição de Imagens (UAI), que adquire imagens de baixa resolução do chão onde esta pintada a guia de trajetória. Cada imagem e organizada na forma de um vetor. 0 vetor de imagens e quantizado e processado pela Unidade de Processamento de Imagens (UPI), que estima variáveis que caracterizam o erro de trajetória. E apresentada também uma proposta de controlador de trajetória para um veículo protótipo, que foi implementada na Unidade de Controle de Trajetória (UCT). A UCT atua sobre o sistema de tração do veículo de forma a mantê-lo se deslocando a velocidade constante e seguindo a guia de trajetória. Todos os elementos deste sistema foram avaliados em uma plataforma de testes, por simulação em computador ou em experimentos com o veículo protótipo. Resultados experimentais com o veículo protótipo demonstraram o funcionamento satisfatório do sistema proposto.
Abstract: This dissertation presents a trajectory recognition optical system for automated vehicles, whose main characteristics are low cost, simplicity and high sampling rate. The main application for this system is in the recognition of nonreflective optical guides painted on even floors, for guiding automated vehicles. The detection of the reference trajectory is done by the Image Acquisition Unit (IAU), which acquires low-resolution images from the floor. These images are quantized and arranged i n a vector. The image vector is processed and trajectory error variables are estimated by the Image Processing Unit (IPU). A trajectory controller architecture for a prototype vehicle is also presented. It consists of the Trajectory Control Unit (TCU), which commands the vehicle drive system to make i t track the nonreflective optical guide with a constant speed. The components of this system were evaluated using a test platform, simulation or by experiments with the prototype vehicle. The experimental results with the prototype vehicle demonstrated the satisfatory functioning of the proposed system.
Keywords: Processamento da Informação
Sistema Óptico
Veículos Automáticos
Guia de Trajetória
Unidade de Aquisição de Imagem
Information Processing
Optical System
Automatic Vehicles
Trajectory Guide
Image Acquisition Unit
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10705
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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