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dc.creator.IDANDRADE, C. B. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.advisor1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA FILHO, Gilvan Dias de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.andrade-
dc.description.resumoA Educação apresenta-se atualmente como o principal mecanismo de acesso ao desenvolvimento social, econômico e cultural de um país, e para que esse desenvolvimento de fato aconteça é essencial que a educação pública ofertada seja de boa qualidade. A partir desse entendimento essa pesquisa buscou respostas para a seguinte problemática: quais as ações desenvolvidas pela secretaria de educação de Sumé – PB, para o melhoramento dos índices de educação no município, entre eles o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os anos 2015 a 2017? Este trabalho tem como objetivo geral compreender as ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria de educação de Sumé – PB para alcançar melhores índices de educação no ensino fundamental do município. Como objetivos específicos têm-se: mapear as políticas educacionais voltadas para a educação básica do município de Sumé – PB; identificar ações que estão sendo realizadas para promover o desenvolvimento e ampliação do ensino básico no município de Sumé – PB; conhecer e caracterizar entraves e desafios encontrados pela gestão municipal na aplicação das políticas públicas de educação. Metodologicamente, esta pesquisa classifica-se como descritiva, exploratória de natureza qualitativa, apoiada em passos da técnica de análise de conteúdo. A Secretaria de Educação de Sumé tem investido na qualificação dos professores, na melhoria infra estrutural, recursos tecnológicos e ferramentas pedagógicas visando melhorias na qualidade educacional e elevação no IDEB do município, mas ainda encontra desafios, que estão sendo trabalhados para que não prejudiquem o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAções desenvolvidas pela secretaria de educação de Sumé-PB para o melhoramento dos índices de educação no município.pt_BR
dc.date.issued2019-12-12-
dc.description.abstractEducation is currently the main mechanism for access to social, economic and cultural development of a country, and for this development to happen, it is essential that the public education offered is of good quality. From this understanding this research sought answers to the following problem: what are the actions developed by the education department of Sumé - PB, for the improvement of the education indexes in the city, among them the Basic Education Development Index (IDEB)? This work has as general objective to understand the actions that are being developed by the secretary of education of the city of Sumé - PB to reach better levels of education. From this perspective, the following specific objectives were outlined: map the educational policies focused on basic education in the city of Sumé - PB; identify actions that are being taken to promote the development and expansion of basic education in the city of Sumé - PB; to know and characterize obstacles and challenges faced by municipal management in the application of public education policies. Methodologically, this research is classified as descriptive, exploratory of qualitative nature, supported by a bibliographical and documentary analysis. To promote good quality education, it is essential to develop strategic actions focusing on the teaching-learning process. According to data obtained in the survey, the education department of Sumé, besides investing in teacher qualification, has also provided improvements in infrastructure and technological resources and pedagogical tools aiming at improvements in educational quality and increase in the municipality's IDEB, but still faces challenges related to family context that are being worked on so that they do not undermine the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10709-
dc.date.accessioned2020-01-06T18:31:48Z-
dc.date.available2020-01-06-
dc.date.available2020-01-06T18:31:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionalpt_BR
dc.subjectÍndices educacionais - melhoriaspt_BR
dc.subjectSecretaria Municipal de Educação de Sumé - PBpt_BR
dc.subjectSumé – PB – educaçãopt_BR
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica – Sumé - PBpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectEducational Indexes - Improvementspt_BR
dc.subjectMunicipal Secretary of Education of Sumé - PBpt_BR
dc.subjectSumé - PB - Educationpt_BR
dc.subjectBasic Education Development Index - Sumé - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Claudeci Braz Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeActions developed by the Secretariat of Education of Sumé-PB to improve education rates in the municipality.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Claudeci Braz Silva. Ações desenvolvidas pela secretaria de educação de Sumé-PB para o melhoramento dos índices de educação no município. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10709pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

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