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Title: Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos.
Other Titles: Spatial accessibility conditions in public schools in the Paraíba backlands: case studies.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Francicléia Nicolau da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim .
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Rosilene Alves de.
Keywords: Acessibilidade;Inclusão;Escola;Accessibility;Inclusion;School
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Francicléia Nicolau da. Condições de acessibilidade espacial em escolas públicas do sertão paraibano: estudo de casos. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Propusemo-nos neste trabalho analisar a acessibilidade estrutural proporcionada em duas escolas públicas da cidade de São João do Rio do Peixe/PB, no sertão da Paraíba, uma pertencente ao órgão municipal e a outra estadual. Foram utilizadas como coleta de dados fotografias para que pudesse ser feito o registro dos espaços de acesso às escolas, tanto interna como externamente. Para complementação das análises foram realizadas entrevistas com os gestores e educadores das respectivas instituições, no intuito de averiguar a percepção dos mesmos sobre o tema da acessibilidade e a respectiva inclusão do aluno em seu contexto escolar. A partir dos dados constatamos que as escolas ainda não se encontram devidamente adequadas fisicamente a receber os alunos com necessidades educativas especiais, isso devido à existência de obstáculos e barreiras como, por exemplo, rampa com declives errados, falta de corrimões, barra de apoio inadequado, piso tátil, entre outros. A falta de conhecimento adequado sobre a acessibilidade física das pessoas, que compõem a escola, é um fator importante, pois contribui para a construção de rampas inadequadas e adaptações indevidas, que não contribuem em nada para o exercício do direito de ir e vir, garantido a todo cidadão brasileiro.
Abstract: We proposed in this work to analyse about structural accessibility provided in two schools of São João do Rio do Peixe – PB, one of them belonging to the municipal body and other to the state one. It has been used photographies as data collection to register the spaces of access to the school, both the internal and external ones. For complementation of analysis we also made use of interviews with educators of these institution in an attempt to check the perception them about accessibility. In view of the data presented we observed that the schools are not yet properly adapted physically to receive the students with special educational needs, due to the existence of obstacles and barriers, like ramp with wrong slope, lack banisters, rest bar, tactile floor, among other. The lack of adequate knowledge about the physical accessibility of the persons who compose the school is an important factor, because it contributes to building of unsuitable ramps and undue adjustments, that do not contribute in anything for the exercise of the right to come and go, guaranteed to every Brazilian citizen.
Keywords: Acessibilidade
Inclusão
Escola
Accessibility
Inclusion
School
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10715
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