Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CEBALLOS, Rodrigo.-
dc.contributor.advisor1IDCEBALLOS, R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564830858931968pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Rosemere Olímpio de.-
dc.contributor.referee2CEBALLOS, Viviane Gomes de.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo os vários estereótipos elaborados sobre a imagem da mulher nordestina no alto sertão paraibano, nas décadas de 20 e 30, do século XX. Como campo de análise foram escolhidas e estudadas as obras da escritora Rosilda Cartaxo (1975-2005), através da qual procuramos observar a maneira como esta autora apresenta e representa a imagem da mulher sertaneja nordestina, construída nesse período, uma vez que, dentro dessa temática, a referida autora, também nordestina e sertaneja, pode ser considerada a pioneira nos estudos que tratam da construção da imagem feminina em nosso sertão. Nessa perspectiva, vale destacar a literatura enquanto fonte de pesquisa na busca por traços que desenhassem um perfil do ser feminino neste cenário. Sendo assim, pode-se dizer que, no que tange a literatura do período estudada, a figura dessa mulher está envolta a uma relação de submissão quanto ao espaço social do ser masculino. Neste sentido, no começo do século XX o lugar representativo da imagem feminina encontrava-se em processo de transição e, dessa forma, posicionava-se entre o “tradicional” e o “moderno”, o “velho” e o “novo”, o público e o privado, o proibido e o permitido. Neste percurso, a mulher sertaneja nordestina assume novos papéis, antes, atribuídos, prioritariamente, à figura masculina, fato esse que a faz ser vista por muitos autores como uma transgressora dos bons costumes. Diante do exposto, esta análise tem como objetivo discutir as inúmeras representações do papel da mulher por meio das obras da referida escritora e, para tanto, deve-se refletir sobre os padrões preestabelecidos por uma sociedade nordestina característica e versadamente tradicional e moderna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleA imagem da mulher do alto sertão paraibano: vida e obra de Rosilda Cartaxo Dantas (1920- 1930).pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThe present work has as object of study the various stereotypes elaborated about the image of the northeastern woman in the high Paraíba highlands, in the 1920s and 1930s, of the 20th century. As a field of analysis were chosen and studied the works of writer Rosilda Cartaxo (1975-2005), through which we seek to observe the way this author presents and represents the image of the northeastern country woman, built during this period, since, Within this theme, the aforementioned author, also from the Northeast and backlands, can be considered the pioneer in the studies that deal with the construction of the feminine image in our backlands. In this From this perspective, it is worth highlighting the literature as a source of research in the search for traits that draw a profile of being female in this scenario. Thus, it can be said that, as far as Regarding the literature of the period studied, this woman's figure is surrounded by a relationship of submission to the social space of the male being. In this sense, in the early twentieth century the representative place of the female image was in the process of transition and Thus, it was positioned between the “traditional” and the “modern”, the “old” and the “new”, the public and the private, the forbidden and the permitted. In this route, the northeastern country woman assumes new roles, rather attributed primarily to the male figure, a fact that makes her be seen by many authors as a transgressor of good manners. Given the above, this The objective of this analysis is to discuss the numerous representations of the role of women through the writer's works and, to this end, one must reflect on the pre-established standards by a characteristic northeastern society that is vertically traditional and modern.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10716-
dc.date.accessioned2020-01-07T10:15:17Z-
dc.date.available2020-01-07-
dc.date.available2020-01-07T10:15:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNordestinapt_BR
dc.subjectAlto Sertão Paraibanopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectRosilda Cartaxopt_BR
dc.subjectNortheasternpt_BR
dc.subjectUpper Sertão Paraibanopt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Francisca Edilânia Soares Mendes.CEBALLOS-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe image of the woman from the highlands of Paraíba: life and work of Rosilda Cartaxo Dantas (1920-1930).pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Francisca Edilânia Soares Mendes. A imagem da mulher do alto sertão paraibano: vida e obra de Rosilda Cartaxo Dantas (1920- 1930 ). 2013. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA EDILÂNIA SOARES MENDES DANTAS. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2013.pdfFrancisca Edilânia Soares Mendes Dantas. TCC. Licenciatura em História. 2013.548.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.