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Title: A percepção dos surdos com relação às políticas da educação inclusiva na cidade de Pombal/ PB.
Other Titles: The perception of deaf people in relation to inclusive education policies in the city of Pombal / PB.
???metadata.dc.creator???: FELINO, Helaine Welma Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim .
Keywords: Educação inclusiva;Políticas na educação;Surdos;inclusive education;Education Policies;Deaf
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FELINO, Helaine Welma Lima. A percepção dos surdos com relação às políticas da educação inclusiva na cidade de Pombal/ PB. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo investigou sobre a percepção dos deficientes auditivos, da cidade de Pombal/PB, sobre as políticas educacionais da inclusão e as principais dificulda- des enfrentadas pelos surdos no processo educativo. Buscou-se também fazer um levantamento bibliográfico acerca do processo histórico dessas políticas para averi- guar o quadro de evolução no atendimento, acolhimento e socialização da pessoa com deficiência auditiva. Além desses fatores, destaca-se também o papel do intér- prete, do professor e da importância da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para o processo de ensino e aprendizagem dos surdos. Observou-se que essa população vivencia a exclusão no âmbito escolar e as escolas do ensino regular não estão pre- paradas para receberem os alunos com necessidades educativas especiais, devido à falta de preparação de seus profissionais, metodologia inadequada e excessiva cobrança da língua portuguesa com relação à LIBRAS, excluindo de seus trabalhos a proposta do bilinguismo.
Abstract: This study investigated about the perception of the hearing impaired, of the city of Pombal/PB on the educational politics of inclusion and about the main difficulties faced by deaf people in the educational process. It also searched to have a biblio- graphical survey about the historic process of those politic to check the board of evo- lution in attendance, reception and socialization of person with hearing impairment. In addition to those factors, it is important to point out the role of interpreter too, of the teacher and of the importance of the Brazilian Sign Language – Libras for the teach- ing-learning process of the deaf. It was noted that these population experiences the exclusion in the school context and schools of regular education are not prepared to receive students with special educational need, due to the lack of their professionals preparation, of inappropriate methodology and of excessive charging of the Portu- guese language with regard to Libras, excluding of their works the bilingualism pro- posal.
Keywords: Educação inclusiva
Políticas na educação
Surdos
inclusive education
Education Policies
Deaf
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10721
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