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dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim .-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou sobre a percepção dos deficientes auditivos, da cidade de Pombal/PB, sobre as políticas educacionais da inclusão e as principais dificulda- des enfrentadas pelos surdos no processo educativo. Buscou-se também fazer um levantamento bibliográfico acerca do processo histórico dessas políticas para averi- guar o quadro de evolução no atendimento, acolhimento e socialização da pessoa com deficiência auditiva. Além desses fatores, destaca-se também o papel do intér- prete, do professor e da importância da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para o processo de ensino e aprendizagem dos surdos. Observou-se que essa população vivencia a exclusão no âmbito escolar e as escolas do ensino regular não estão pre- paradas para receberem os alunos com necessidades educativas especiais, devido à falta de preparação de seus profissionais, metodologia inadequada e excessiva cobrança da língua portuguesa com relação à LIBRAS, excluindo de seus trabalhos a proposta do bilinguismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleA percepção dos surdos com relação às políticas da educação inclusiva na cidade de Pombal/ PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis study investigated about the perception of the hearing impaired, of the city of Pombal/PB on the educational politics of inclusion and about the main difficulties faced by deaf people in the educational process. It also searched to have a biblio- graphical survey about the historic process of those politic to check the board of evo- lution in attendance, reception and socialization of person with hearing impairment. In addition to those factors, it is important to point out the role of interpreter too, of the teacher and of the importance of the Brazilian Sign Language – Libras for the teach- ing-learning process of the deaf. It was noted that these population experiences the exclusion in the school context and schools of regular education are not prepared to receive students with special educational need, due to the lack of their professionals preparation, of inappropriate methodology and of excessive charging of the Portu- guese language with regard to Libras, excluding of their works the bilingualism pro- posal.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10721-
dc.date.accessioned2020-01-07T10:40:00Z-
dc.date.available2020-01-07-
dc.date.available2020-01-07T10:40:00Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPolíticas na educaçãopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectEducation Policiespt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFELINO, Helaine Welma Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe perception of deaf people in relation to inclusive education policies in the city of Pombal / PB.pt_BR
dc.identifier.citationFELINO, Helaine Welma Lima. A percepção dos surdos com relação às políticas da educação inclusiva na cidade de Pombal/ PB. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

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