Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10729
Title: A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes.
Other Titles: Cordel literature and popular imagination: thematic diversification and the miscegenation of culture and knowledge.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Viviane Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BANDEIRA, Francinaldo de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA , Silvana Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PONTES, Carlos Gildemar.
Keywords: Ensino de História;Cordel;Interdisciplinaridade;History Teaching;Interdisciplinarity
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Vivianne Pereira. A literatura de cordel e o imaginário popular: diversificação temática e a miscigenação da cultura e dos saberes. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo despertar o interesse de professores e alunos de escolas de ensino fundamental, assim também como de pesquisadores sobre a literatura de cordel, uma expressão cultural que aborda temas relacionados ao cotidiano popular, em sua maioria na região Nordeste, local onde essa manifestação cultural ganhou destaque ao longo dos anos, mas que também retrata a cultura do Brasil em versos. Fatos que marcaram nossa história, representados por artistas populares de forma acessível que proporcionam ao leitor, seja ele pesquisador, aluno ou apenas um interessado em adquirir conhecimento, uma nova possibilidade de entender o real na visão de gente do povo. O cordel traz para o universo do aluno uma nova forma de ver a história, se distanciando um pouco do livro didático, no intuito de garantir uma aprendizagem mais efetiva e prazerosa, através da construção do saber, baseado nos costumes e vivências de seu dia-a-dia. Ele desperta também o interesse pela leitura e desenvolve o senso crítico dos alunos. O aluno é capaz de produzir o saber a partir da construção de cordéis, voltados para temas sociais que marcaram uma época ou até mesmo temas como a convivência social na própria comunidade, passando a ser um construtor da história e não um mero reprodutor de conhecimentos já tidos como verdades absolutas. O cordel é visto como um conteúdo de aprendizagem e de extrema importância para todas as disciplinas, podendo ser usado nas várias instâncias do ensino, no intuito de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento crítico do aluno e ampliar o saber, visando à interdisciplinaridade.
Abstract: This work aims to awaken the interest of teachers and students from elementary schools, so as researchers on the pamphlet literature, a cultural expression that addresses issues related to everyday folk, mostly in the Northeast, where this cultural manifestation gained prominence over the years, but also portrays the culture of Brazil in verse. Events that marked our history, represented by popular artists in an accessible way that provides the reader, whether researcher, student or just interested in acquiring knowledge, a new possibility to understand the real vision of the common people. Cordel brings the universe of students a new way to see the history, moving away somewhat from the textbook in order to ensure a more effective and enjoyable learning through knowledge construction based on customs and experiences of their day to -day. It also arouses interest in reading and develops critical thinking of students. The student is able to produce knowledge from the construction of twine, focused on social issues that marked an era or even subjects like social life in the community, becoming a builder of history and not a mere reproducer of knowledge already taken as absolute truths. This literature is seen as a learning content and of utmost importance to all disciplines and can be used in multiple instances of teaching, in order to ensure the learning and development of critical and expand student knowledge, aiming at interdisciplinarity.
Keywords: Ensino de História
Cordel
Interdisciplinaridade
History Teaching
Interdisciplinarity
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10729
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIVIANNE PEREIRA LOPES. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2013.pdfVivianne Pereira Lopes. TCC. Licenciatura Plena em História. 2013. 11.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.