Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10731
Title: Análise da contribuição da prática lúdica no ensino de química.
Other Titles: Analysis of the contribution of ludic practice in chemistry teaching.
Análisis de la contribución de la práctica lúdica en la enseñanza de la química.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Maria da Conceição.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PAULA, José Carlos de Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CHAVES, Márcio Frazão.
Keywords: Prática Lúdica;Aprendizagem;Ensino de Química;Payful practices;Learning;Chemistry teaching;Práctica lúdica;Aprendizaje;Enseñanza de la química
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA,Maria da Conceição. Análise da contribuição da prática lúdica no ensino de química. 2013. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho traz uma análise da contribuição da prática lúdica no ensino de química, prática esta que vem crescendo e ganhando importância no cenário educacional. Os métodos de ensino tradicional já não atendem mais às necessidades vigentes em nossa sociedade, o ensino de ciências da atualidade deve estar voltado para formação de cidadãos críticos e atuantes. Os materiais didáticos são ferramentas essenciais para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, e o jogo é uma ferramenta importante visto que propõe a participação ativa do aluno e a materialização de conceitos mais abstratos. Esse trabalho foi desenvolvido para evidenciar e analisar as características do jogo que favorecem não só as práticas pedagógicas, mas também a aprendizagem, a qual, as abordagens tradicionais do ensino frequentemente relegam ao patamar da simples memorização e reprodução. Os jogos foram aplicados para constatação dessas características e elucidação dos conceitos de Teoria Atômica e Tabela Periódica. Os resultados evidenciaram que o jogo, atua positivamente em diversos fenômenos, como, socialização, criatividade, motivação e cognição. Dessa forma, o jogo aumenta o envolvimento do aluno e trabalha sua capacidade de resolver situações problema e, por fim, estimula seu raciocínio lógico e facilita sua aprendizagem.
Abstract: This paper presents an analysis of the contribution of playful practices in the methodology of teaching chemistry. These new practices have been growing and gaining importance in the educational scene. The traditional teaching methods no longer meet current needs in our society. Science education nowadays should promote the development of critical and engaged citizens. Educational materials are essential tools for the improvement of the learning process, and the games are important tools since they require student to actively participate and they attempt to materialize abstract concepts. This work was developed to highlight and analyze the game features that enhance teaching practices and learning ones, overcoming the traditional approach which was focused on memorization and reproduction. The games were applied to elucidate the concepts of Atomic Theory and the Periodic Table, for verification and analysis of these characteristics. The outcomes of this research showed that the game acts favorably in various phenomena such as socialization, creativity, motivation and cognition. Thus, the game increases students’ engagement, and improve their abilities to solve problems. Finally, the approach throughout the game encourages logical thinking of student and facilitates his learning process.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo trae un análisis de la contribución de la práctica lúdica en la enseñanza de la química, práctica que ha ido creciendo y ganando importancia en el escenario educativo. Los métodos tradicionales de enseñanza ya no satisfacen las necesidades actuales de nuestra sociedad, la enseñanza de las ciencias de hoy debe estar encaminada a formar ciudadanos críticos y activos. Los materiales didácticos son herramientas esenciales para el desarrollo del proceso de enseñanza-aprendizaje, y el juego es una herramienta importante ya que propone la participación activa del estudiante y la materialización de conceptos más abstractos. Este trabajo fue desarrollado para resaltar y analizar las características del juego que favorecen no solo las prácticas pedagógicas, sino también el aprendizaje, que los enfoques tradicionales de enseñanza muchas veces relegan al nivel de la simple memorización y reproducción. Los juegos se aplicaron para verificar estas características y dilucidar los conceptos de Teoría Atómica y Tabla Periódica. Los resultados mostraron que el juego actúa positivamente en varios fenómenos, como la socialización, la creatividad, la motivación y la cognición. De esta forma, el juego aumenta la implicación del alumno y trabaja su capacidad para resolver situaciones problema y, por último, estimula su razonamiento lógico y facilita su aprendizaje.
Keywords: Prática Lúdica
Aprendizagem
Ensino de Química
Payful practices
Learning
Chemistry teaching
Práctica lúdica
Aprendizaje
Enseñanza de la química
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10731
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Química - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA - TCC LICENCIATURA EM QUÍMICA CES 2013.pdfMaria da Conceição Costa - TCC Licenciatura em Química CES 20131.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.